2º Encontro do Terço dos Homens em Novo Hamburgo
Novo Hamburgo – Rio Grande do Sul (Terça-Feira, 05/05/2015, Gaudium Press) A Paróquia Sagrado Coração de Jesus, da Diocese de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, sediará um dia de meditação e reflexão com todos os grupos do Movimento do Terço dos Homens. A atividade, que será realizada no dia 17 de maio, falará sobre a importância desta devoção mariana na vida da Igreja e de modo especial na vida dos homens e suas famílias.
Organizado pela coordenação diocesana do movimento e da paróquia anfitriã, o encontro será feito em Novo Hamburgo em função da centralidade da cidade, o que facilitará a participação de mais homens. Trata-se de um dia intenso de atividades, que começará com uma caminhada pelas ruas do bairro Santo Afonso e a oração do terço.
A programação do evento terá início às 8h, com acolhida na Praça Buenos Aires, que fica na esquina da Avenida Pedro Adams Filho com Avenida Buenos Aires. Logo depois, às 8h30, se dará a procissão até a Igreja Matriz. Durante o percurso, os participantes entoarão cantos e rezarão o terço. Na sequência, às 9h15, haverá um café da manhã.
Após o café, às 9h45, ocorrerá um momento de espiritualidade e a primeira palestra do encontro. Depois de um breve intervalo, às 11h15, acontecerá a segunda palestra. Às 12h15, será realizada a Oração do Ângelus, seguida de almoço de confraternização.
No turno da tarde, a partir das 13h30, terá um momento de animação e testemunhos. Mais tarde, às 14h30, ocorrerá a Adoração ao Santíssimo Sacramento. O encerramento do evento se dará às 15h15, com a celebração da Santa Missa. A cerimônia será presidida pelo Bispo Diocesano Dom Zeno Hastentefeul.
A oração do terço
Chama-se terço (cinco dezenas) porque é a terça parte do rosário (15 dezenas). Segundo consta, o rosário teve suas origens na Irlanda, no século IX. Naquela época, os 150 salmos de Davi eram uma das formas mais usadas de oração entre os monges. Os leigos, não sabendo ler, contentavam-se em ouvir a recitação dos Salmos.
Por volta do ano 800, começou a surgir o costume, entre os leigos, de recitarem 150 “Pai-nosso”. No início, os devotos usavam uma bolsa de couro com 150 pedrinhas para contar às vezes que repetiam a oração. Mais tarde começou a ser usado um cordão com 50 pedacinhos de madeira. É a origem do instrumento que chamamos de terço.
O terço nos coloca diante da Santíssima Trindade e de Maria, e é também uma oração inspirada na Bíblia, como podemos observar: reza-se cinco vezes o Pai-Nosso (ensinado por Jesus) e 50 vezes a Ave-Maria (que contém a saudação do anjo e de Izabel a Maria). A oração central do terço é Jesus. (FB)
Deixe seu comentário