Sertão cearense festeja centenário de fundação do Santuário São Francisco das Chagas
Fortaleza – Ceará (Segunda-feira, 04-05-2015, Gaudium Press) No sertão cearense, o povo local festejou nesse último sábado, 2 de maio, os 100 anos da conclusão da obra do Santuário São Francisco das Chagas, conhecido popularmente como o Santuário de Canindé.
Na ocasião, a celebração foi encerrada com uma Santa Missa Solene na Basílica, que contou ainda com o lançamento da revista que passará a ser veiculada na região, substituindo o jornal “O Santuário”.
O novo santuário foi aberto aos fiéis após um longo período de espera. Nesse espaço, foram feitas reformas e a ampliação do espaço para melhor acomodação dos católicos cearenses.
Antes, a primeira igreja, construída anteriormente do templo edificado em 1915, foi concluída em 1796. Depois de apresentar alguns problemas e defeitos na construção primitiva, bem como a incapacidade de acolher um maior número de romeiros, o templo passou por algumas reformas e melhorias. Atualmente, é considerado o segundo maior Santuário Franciscano no mundo.
De acordo com dados da organização, o Santuário de Canindé, no mês de outubro, época da Festa do padroeiro, chega a receber aproximadamente 1,5 milhão de peregrinos vindos de diversos estados brasileiros.
“Construído em forma de cruz latina, aponta com as esbeltas torres e a majestosa cúpula para o alvo da peregrinação terrestre que é a pátria celeste, ao passo que o sagrado recinto do templo com os painéis alusivos à vida evangélica de São Francisco inspiraram ao romeiro a confiança no milagroso Padroeiro do Santuário e a saudade da comunhão dos Santos na vida eterna”, disse o Frei Vênancio Willeke. (LMI)
Deixe seu comentário