Cardeal Odilo Scherer comenta a Romaria da Arquidiocese de São Paulo a Aparecida
São Paulo (Quinta-feira, 30-04-2015, Gaudium Press) Em seu mais recente artigo, o Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, comentou a 114ª Romaria anual da Arquidiocese para o Santuário Nacional de Aparecida, que ocorrerá no dia 3 de maio.
“Neste ano, os peregrinos levarão no coração uma prece especial pelas famílias, em vista da Assembleia ordinária do Sínodo dos Bispos, de outubro deste ano: “Virgem Mãe Aparecida, velai por nossas famílias”, disse.
Segundo Dom Odilo, “a devoção do povo paulistano a Nossa Senhora Aparecida e a longa tradição das Romarias da arquidiocese de São Paulo ao Santuário da ‘Mãe de Deus e nossa’ têm raízes remotas e profundas”, uma vez que “quando a imagem foi pescada no rio Paraíba do Sul, em 1717, a região de Aparecida, como todo o Estado de São Paulo, faziam parte da ‘diocese’ do Rio de Janeiro”.
Prosseguindo com o assunto romaria, o Cardeal expressou: “aproxima-se agora a comemoração do tricentenário do ‘achado’ da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Os preparativos já iniciaram e são muitas as dioceses que já estão recebendo a visita da imagem peregrina de Virgem Mãe Aparecida. Haverá iniciativas de peregrinação também com jovens e vários outros grupos da vida eclesial. A ocasião se presta para amplas iniciativas de evangelização, a partir da devoção tão forte e tão ‘católica’ do povo brasileiro à Senhora de Aparecida.”
Ainda conforme Dom Odilo, a Arquidiocese de São Paulo já tem programada a visita da imagem peregrina da Padroeira do Brasil entre os meses de maio de 2016 a maio de 2017. E em vista da grande quantidade de paróquias e comunidades arquidiocesanas, haverá sempre uma imagem peregrinando em cada Região Episcopal.
“Onde estão os discípulos de Jesus, lá também está a Mãe de Jesus; ela, de fato, foi encarregada por Ele de estar com a Igreja e recomendou à Igreja de estar com ela: ‘mulher, eis o teu filho; filho, eis a tua mãe’. Como fez o apóstolo São João – ‘e daquele momento em diante, ela permaneceu com o discípulo’ (cf Jo 19,27) – assim também cabe a nós hoje. Maria faz parte da Igreja.”
No final do artigo, o Arcebispo concluiu: “a preocupação com a família, que marcará a nossa Romaria anual, é bem compreensível, em vista da preparação da próxima assembleia do Sínodo dos Bispos, em outubro, que terá por tema a família.” (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de São Paulo
Deixe seu comentário