Igreja Argentina inaugura paróquia dedicada a São Juan Diego
Buenos Aires – Argentina (Quinta-feira, 30-04-2015, Gaudium Press) Com a presença do Cardeal Norberto Rivera Carrera, Arcebispo Primaz do México, e Dom Enrique Glennie, Reitor da Basílica de Guadalupe, no próximo dia 1º de maio inaugurarão em Buenos Aires, Argentina, uma paróquia dedicada a São Juan Diego. O templo havia sido mandado construir pelo Papa Francisco, quando era Arcebispo de Buenos Aires, para que existisse na capital argentina um lugar dedicado ao padroeiro dos floristas bonaerenses.
A cerimônia de consagração será concelebrada pelos Cardeais Rivera Carrera e Mario Aurelio Poli, Arcebispo de Buenos Aires, para o qual já se prepara uma grande celebração, segundo assegurou o Padre Federico Trapaglia, pároco do templo, que foi citado em nota de imprensa do Sistema Informativo da Arquidiocese do México (SIAME): “se espera que a partir de muitas paróquias próximas vão em procissão com as imagens de seus Santos padroeiros, em uma mostra de júbilo de todas estas comunidades pela inauguração do templo”.
Inclusive, como comentou o sacerdote, muitas das vias serão fechadas para que os fiéis possam viver este acontecimento: “Milhares de pessoas assistirão, pelo qual se interromperão algumas vias veiculares, a fim de que os visitantes possam abrigar-se perto do templo nascente e participar da alegria do povo que festeja que Deus habita entre eles. Ainda que o principal convidado e ator é Jesus Cristo, Senhor da História, que por sua Mãe e por seu amigo Juan Diego quer visitar nosso bairro e nossa cidade”.
O Padre Trapaglia também disse que a celebração da próxima sexta-feira será ocasião para expressar a unidade da Igreja latino-americana, por isso destaca “a presença da delegação mexicana, que virá a celebrar conosco, mostrando que de um extremo a outro do continente Deus se ocupa incansavelmente pelo bem dos homens”. Por parte de Buenos Aires, estarão presentes autoridades eclesiásticas e os fiéis capitalinos aos quais foi feito extensivo convite para que se somem ao evento.
O próprio Arcebispo de Buenos Aires convidou a todos os sacerdotes da Arquidiocese para que participem na dedicação como “um gesto que mostra a alegria e a importância do surgimento de um novo templo, sinal de uma comunidade nascente e evangelizadora que se soma à tarefa de todas as paróquias”, segundo comentou o pároco da nova igreja.
A paróquia começou a ser construída em 1995 por encargo do então Arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, que dispôs que o novo templo se dedica a São Juan Diego, proclamado padroeiro dos floricultores e floristas argentinos.
“Querido Padre Federico, Padre Eduardo e membros da comunidade paroquial, tenho no coração a alegria que me dá a notícia: o dia 1º de agosto se começarão as obras do novo templo. Neste momento quero estar perto de vocês e dar graças a Deus, esse Deus tão bom que nos levou do toldo ao salão, e agora ao templo; que caminhou junto conosco desde o primeiro momento do Padre Cacho Gallino. Que esta ação de graças seja alegria em todos, lhes peço por favor, que rezem por mim, que Jesus os bendiga e a Virgem Santa os cuide. Afetuosamente. Francisco”, diz uma placa que se encontra no templo e foi assinada pelo Papa Francisco em 2013.
Em seu início, a igreja funcionou em um simples toldo em um terreno baldio situado no Vicariato Flores, para a atenção pastoral de umas 5 mil famílias. A criação oficial da paróquia ocorreu durante a festividade de São Juan Diego o dia 09 de dezembro de 2007. Finalmente sua consagração será na próxima sexta-feira durante uma solene Eucaristia às 11h.
E como São Juan Diego não pode estar sem sua Padroeira, o templo também estará dedicado a Nossa Senhora de Guadalupe, de quem já se conta uma réplica da imagem que se venera na Basílica guadalupana no México. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário