Gaudium news > Eleita a nova presidência do Regional Sul 4 da CNBB

Eleita a nova presidência do Regional Sul 4 da CNBB

Tubarão – Santa Catarina (Sexta-Feira, 24/03/2015, Gaudium Press) Na última quinta-feira, dia 23 de abril, durante a Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, em Aparecida (SP), os Bispos atuantes em Santa Catarina elegeram Dom João Francisco Salm, Bispo da Diocese de Tubarão, como novo presidente do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ele sucede a Dom Wilson Tadeu Jönck, Arcebispo de Florianópolis.

A vice-presidência do regional ficará a cargo de Dom Jacinto Inácio Flach, que é Bispo da Diocese de Criciúma. Já o Bispo de Rio do Sul, Dom Onécimo Alberton foi eleito como Secretário pelos bispos do Conselho Episcopal da CNBB. Os mandatos dos novos eleitos vão até o ano de 2019.

Dom Salm

Dom João Francisco Salm é natural de São José, SC. Com 12 anos entrou no Pré-seminário de Antônio Carlos. Dois anos mais tarde foi para o Seminário Metropolitano de Azambuja, onde completou o curso médio. Fez ainda o Curso de Filosofia. Estudou Teologia no ITESC, em Florianópolis, e no dia 30 de junho de 1979 foi ordenado padre.

Como presbítero, ele trabalhou no Seminário de Azambuja de 1980 a 1991 – três anos como professor e formador e oito anos como reitor. De 1992 a 2008 foi reitor da Teologia em Florianópolis. De 2009 a 2011 foi pároco em Santa Teresinha, em Brusque. Em duas ocasiões foi nomeado coordenador de Pastoral da Arquidiocese e, enquanto esteve na atividade de formador, era também o responsável pela Pastoral Vocacional.

De março a novembro de 2011, foi administrador arquidiocesano de Florianópolis. Desde novembro de 2011, exercia a função de ecônomo arquidiocesano e coordenador da Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Florianópolis. No ano seguinte, 2012 foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo da Diocese de Tubarão.

Ele ainda foi membro, por diversos períodos, do Conselho Presbiteral da Arquidiocese catarinense, como representante dos seminários de Florianópolis. A maior parte da sua vida de padre foi dedicada à formação dos novos sacerdotes. Foram 28 anos dedicados a esta atividade, fazendo com que ele se tornasse uma referência no trabalho de formação e na promoção vocacional.

Dom Flach

Dom Jacinto nasceu no dia 26 de fevereiro de 1952, em Bom Princípio, no Rio Grande do Sul, onde realizou seus estudos primários. Os secundários foram feitos em Viamão, onde estudou também Filosofia, quando entrou no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição. O estudo da Teologia foi realizado no Instituto Teológico da PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul).

No dia 7 de maio de 1988 foi ordenado sacerdote. Até 1989 trabalhou como vigário paroquial na Paróquia Santo Antônio, em Estrela (RS). De 1995 a 1997, frequentou o Pontifício Instituto de Espiritualidade Teresianum, em Roma (Itália), conseguindo a licença em Espiritualidade. De 1991 até 2003 foi vigário na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Viamão, exercendo ainda a função de professor e diretor espiritual no Seminário Maior da mesma cidade.

No dia 12 de novembro de 2003, o Papa João Paulo II nomeou Dom Jacinto como Bispo auxiliar de Porto Alegre, com o título “Gummi di Proconsolare”. No dia 5 de fevereiro de 2004 foi ordenado bispo em sua cidade natal, e em 20 de fevereiro de 2004 assumiu a função de Vigário Episcopal do Vicariato de Guaíba, na arquidiocese de Porto Alegre.

Com a nomeação do Papa Bento XVI, no dia 16 de setembro de 2009, Dom Jacinto passou a ser o novo Bispo da Diocese de Criciúma, iniciando sua missão na região no dia 13 de novembro do mesmo ano.

Dom Alberton

Sua iniciação na formação para o sacerdócio começou aos 11 anos, quando já cursava o ensino fundamental no Seminário São José da Congregação dos Josefinos de São Leonardo de Murialdo, em Orleans. No dia 27 de setembro de 1992, ele foi ordenado presbítero, na Diocese de Tubarão. De 1993 a 2001, exerceu o ministério como pároco de Cocal do Sul. Depois, de 2002 a 2011, trabalhou como formador e reitor do Seminário Teológico Bom Pastor, em Florianópolis.

Até a sua nomeação para Bispo, Monsenhor Alberton exercia as funções de pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo, presidente da Cáritas Diocesana e coordenador da Pastoral Presbiteral da Diocese de Criciúma. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas