Gaudium news > Paróquia de cidade gaúcha prepara Festa de São José

Paróquia de cidade gaúcha prepara Festa de São José

Alvorada – Rio Grande do Sul (Quinta-Feira, 23/04/2015, Gaudium Press) A festa de São José se aproxima e muitas paróquias e comunidades de Dioceses e Arquidioceses do Brasil preparam programações especiais para honrar a memória do santo. É o que está fazendo a Paróquia São José Operário, da cidade de Alvorada, no Estado do Rio Grande do Sul, que desde o dia 22 deste mês já está promovendo uma novena em preparação à festa de seu padroeiro.

Com o tema central “Palavra de Deus: Caminho da Igreja”, os encontros da novena ocorrerão sempre às 20h, com exceção do sábado e domingo, que iniciará às 18h. Hoje, o Padre José Loinir Flach abordará o sub tema “Palavra de Deus na liturgia das comunidades”. Haverá benção da saúde. Amanhã, dia 24, será a vez do Padre Jorge Francisco Vitczak falar sobre o assunto “Palavra de Deus e Sacramentos”. A benção especial será para os objetos de devoção e piedade católica.

No sábado, às 18h, o tema será “Palavra de Deus e Catequese”. O palestrante será o Padre Renato Rogério Neuhaus, que ao fim da celebração dará uma benção aos jovens. No domingo, quinta noite de encontro da novena, às 18h, o Padre Cirineu Furnaletto refletirá sobre o tema “Palavra de Deus e Pastorais”. Será realizada a benção para as crianças e catequistas.

O tema “Palavra de Deus na vida familiar” será o assunto debatido pelo Padre Diego Jobim Garcia no dia 27 de abril. Neste encontro, haverá benção da água e sal. Já na noite seguinte, dia 28, Dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre, fará uma análise sobre o tema “Palavra de Deus na vida pessoal do cristão”. Ele dará uma benção especial às chaves de casas e dos carros.

O Padre Luiz Maria de Barros Coelho Neto será o responsável por fazer uma meditação sobre o tema “Palavra de Deus e Diálogo com Valores morais e éticos da Sociedade”. A bênção será direcionado aos instrumentos e carteira de trabalho. Na última noite da novena, no dia 30 de abril, o Padre Alexsandro Melo Nunes falará sobre o tema “Palavra de Deus e diálogo inter-religioso. Haverá benção de chás e remédios.

No dia da festa, 1º de maio, o tema será “São José, homem fiel a Palavra de Deus”. A Missa Solene, que terá início às 10h, será celebrada pelo Padre Luis Inácio Flach. Em seguida, às 11h, será realizada a procissão de São José Operário, que percorrerá as ruas próximas à paróquia.

Patrono São José

A devoção a São José começou provavelmente no Egito, passando mais tarde para o Ocidente, onde hoje alcança grande popularidade. Em 1870, o papa Pio IX o proclamou “O Patrono da Igreja Universal” e, a partir de então, passou a ser festejado no dia 19 de março. Em 1955 Pio XII fixou o dia 1º de maio para “São José Operário, o trabalhador”.

São José era carpinteiro na Galiléia e comprometido com Maria. Quando Maria recebeu a anunciação do anjo Gabriel de que daria à luz ao Menino Jesus, José ficou bastante confuso porque apesar de não ter tomado parte na gravidez, confiava na fidelidade dela.

Resolveu, então, terminar o noivado e deixá-la secretamente, sem comentar nada com ninguém. Porém, em um sonho, um anjo lhe apareceu e contou que o Menino era Filho de Deus e que ele deveria manter o casamento. José esteve ao lado de Maria em todos os momentos, principalmente na hora do parto, que aconteceu em um estábulo, em Belém.

Quando Jesus tinha dois anos, José foi novamente avisado por um anjo que deveria fugir de Belém para o Egito, porque todas as crianças do sexo masculino estavam sendo exterminadas, por ordem de Herodes. José, Maria e Jesus fugiram para o Egito e permaneceram lá até que um anjo avisasse da morte de Herodes. Depois de lá, José levou a familia para Nazaré, uma cidade da Galiléia.

Outro momento da vida de Cristo em que José aparece na condição de seu protetor foi na celebração da Páscoa Judaica, em Jerusalém, quando Jesus tina 12 anos. Em companhia de muitos de seus vizinhos, José e Maria voltavam para a Galiléia com a certeza de que Jesus estava no meio do grupo. Após uma busca de três dias, Jesus foi encontrado no templo em meio aos doutores da lei, explicando coisas que o deixavam admirados.

Apesar da grande importância de José na vida de Jesus Cristo não há referências da data de sua morte. credita-se que José tenha morrido antes da crucificação de Cristo, quando este tinha 30 anos. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas