Gaudium news > Crentes, descrentes, ateus: onde estão eles?

Crentes, descrentes, ateus: onde estão eles?

Roma (Quinta-feira, 23-04-2015, Gaudium Press) – Foi divulgada uma pesquisa do Instituto Gallup International, realizada em conjunto com a Worldwide Independent Network of Market Research que indica, com porcentagens e estatísticas, o mapa de onde estão os crentes, descrentes, religiosos e ateus no mapa do mundo.

Os resultados agora publicados confirmam algumas impressões, mas apresentam também resultados inesperados e até surpreendentes.

De imediato, a pesquisa revela que 63% da população mundial se considera religiosa. Uma média que é inferior, por exemplo, àquela que é apontada pelos entrevistados no Brasil, onde 79% deles declararam-se religiosos.

A China lidera a lista de países com menor número de pessoas que se dizem religiosas, apenas 7% dos entrevistados.

Com apenas 13% de habitantes afirmando serem religiosos, logo depois da China comunista vem o Japão.

A pesquisa indicou que a Suécia possui 19% de pessoas que praticam a religião, que a República Tcheca tem 23% de seus habitantes que afirmam serem religiosos. Mostra também que a Holanda coloca-se no rol dos países menos religiosos com apenas 26% de seus habitantes afirmando serem crentes praticantes.

Um Estado oficialmente religioso está entre os oito países com o menor número de crentes do mundo: Israel. No Estado judaico, 57% dos entrevistados disseram não serem religiosos. 8% declaram-se ateus convictos; 30% consideram-se religiosos e 5% não souberam o que dizer ou recusaram-se a responder.

Contrastando com Israel e bem junto de suas fronteiras, na Cisjordânia e em Gaza, apenas 19% dos entrevistados afirmaram não serem religiosos.

A lista dos países onde seus habitantes consideram-se mais religiosos é liderada pela Tailândia: 94% da população considera-se ter religiosidade. A Armênia (93%), o Bangladesh (93%), a Georgia (93%), o Marrocos (93%), Fiji (92%) e a África do Sul (91%) seguem a Tailândia no ranking dos mais crentes.

Entre os países latino-americanos, a lista dos mais religiosos é encabeçada pela Colômbia e pelo Peru, com 82% de religiosos praticantes. Em seguida vem o Panamá com 81%.

O Brasil ocupa a quarta posição: com 79% dos brasileiros entrevistados declarando-se religiosos. Depois do Brasil vem a Argentina (72%), Equador (68%) e México (68%).

Analisando a média mundial, constata-se que 63% das pessoas afirmaram ser religiosas, enquanto 22% disseram não praticar religião. Dos entrevistados, 11% afirmam-se ateus. (JSG)

Da redação Gaudium Press, com informações Rádio Vaticano

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas