“O ser humano foi pensado por Deus desde o princípio para viver em companhia”, diz Bispo de Camaçari, em Aparecida
Aparecida – São Paulo (Quinta-feira, 24-04-2015, Gaudium Press) No oitavo dia da 53ª Assembleia Geral dos Bispos da CNBB, em Aparecida, a Santa Missa desta quarta-feira, 22 de abril, dedicada às famílias, foi presidida pelo bispo de Camaçari, na Bahia, Dom João Carlos Petrini, e concelebraram os bispos de Coari, no Amazonas, Dom Marcos Marian Piateck, e o bispo auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Antônio Augusto Dias Duarte.
Em sua homilia, abordando a relação esponsal entre marido e mulher, Dom Petrini afirmou que “o amor vivido como dom sincero de si é algo grande, que exige algum sacrifício, alguma renúncia. Mas não devemos ter medo disso, pois é a porta estreita que abre o acesso à realização”.
Conforme o prelado, “o ser humano foi pensado por Deus desde o princípio para viver em companhia: ‘homem e mulher Ele os criou’, diz a Sagrada Escritura, o ser humano tem uma estrutura relacional”.
“A condição para a realização da pessoa é ‘ser para o outro’. O desejo de felicidade pode encontrar a própria satisfação somente através do outro. A Igreja está empenhada em corrigir essa mentalidade antiquada que está sendo superada. Isto não elimina a diferença, mas a supera no respeito e na paridade de direitos e de oportunidades, encontrando novas formas de cooperação entre eles e com as novas gerações”, refletiu.
Além disso, Dom Petrini lembrou das preparações para o Sínodo dos Bispos sobre a Família convocado pelo Papa Francisco, a ser realizado em outubro deste ano, no Vaticano.
Sobre o assunto, o bispo de Camaçari disse que existem grandes tarefas que devemos exercitar, como a de apresentar de maneira renovada o Evangelho da Família, que é a beleza do amor e caminho para aquela vida em abundância, considerada a vida eterna descrita no Evangelho.
No final, Dom Petrini ressaltou que o Sínodo abre um espaço “para a Pastoral Familiar, Movimentos e Novas Comunidades, para testemunhar a beleza e a conveniência da família conforme ao desígnio de Deus, lugar onde as exigências humanas encontram maior correspondência”. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações CNBB
Deixe seu comentário