Quais são os requisitos que os exorcistas devem possuir para vencer o mal?
Redação (Quinta-feira, 23-04-2015, Gaudium Press) Quais são os requisitos que deve ter um exorcista para vencer o mal? Esta pergunta é a que respondeu o veterano sacerdote exorcista da Diocese de Roma, Gabriele Amorth, que através de um vídeo dirigiu uma mensagem aos participantes do curso sobre exorcismo e oração de libertação que se realizou na Cidade Eterna entre os dias 13 a 18 de abril.
Para o sacerdote italiano, três são os elementos que deve exercitar todo exorcista para realizar seu ministério. Aqui suas recomendações:
Uma grande Fé. “Quando os novos Apóstolos não podiam libertar a um jovem -possuído por um demônio- aos pés do Tabor. ‘Por que não pudemos expulsá-lo?’, perguntaram (…) Em primeiro lugar, por causa de sua pouca Fé”, refere o Padre Amorth.
Por isso, continua, “lhes recomendo, queridos irmãos, a qualidade principal: uma grande Fé. Não valemos nem um centavo. A Fé em Jesus, Fé no nome de Jesus. Todo nosso segredo, toda nossa força é no Nome de Jesus”.
“Quando regressam os Apóstolos, voltaram felizes de sua missão, eles dizem a Jesus: ‘até os demônios, quando invocamos teu Nome, nos obedecem’ (…) Nós não valemos nada. Somos nada. Temos que dizer com Maria: ‘o Senhor se fixou na humildade de sua escrava’. A Fé”, pontualiza.
A Oração. “O segundo requisito: a oração (…) Um exorcista deve orar tanto e deve ser muito puro”, recorda o sacerdote, que ainda dá um conselho que alguma vez lhe ofereceu o Padre Pellegrino Enetti, que foi há vários anos exorcista em Veneza: “Sabes, às vezes me confesso um dia se um dia não. E às vezes me confesso um dia si e outro também”.
“Creio que meu santo fundador, o Beato Giacomo Alberione nos últimos 13 anos de sua vida se confessava todas as tardes. Os santos estão prontos e querem ser limpos”, acrescenta o Padre Amorth, ao recordar também um fato que lhe contou um amigo seu Bispo e exorcista: “Dom Gemma me narrou uma vez que estava presente em um exorcismo e o demônio lhe contou os pecados do exorcista. Entendi que um exorcista deve ser o mais puro possível”.
O jejum. “Olhem, para nós, do Ocidente, que somos comilões, ao menos os italianos que gostam ad boa cozinha (…) temos que ser valentes no jejum”, aconselha o sacerdote italiano, que conclui no vídeo: “Esta é a preparação do exorcista: Fé, Oração e Jejum (…) Lhes animo a exercitar com toda a Fé nas três qualidades”.
O Curso sobre o Ministério do Exorcismo e a Oração de Libertação foi organizado pelo Instituto Sacerdos com o patrocínio da Congregação para o Clero. Este teve por objetivo aprofundar no ministério do exorcismo e suas implicações teóricas e práticas. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário