Gaudium news > Igreja na Polônia recupera histórico manuscrito roubado pelos nazistas em 1940

Igreja na Polônia recupera histórico manuscrito roubado pelos nazistas em 1940

Plock – Polônia (Quarta-feira, 22-04-2015, Gaudium Press) O histórico “Pontyfikal Plocki” (Pontifical de Plock), um livro de mais de 600 anos de antiguidade, regressou a casa depois de ter sido roubado pelos nazistas em 1940. O Bispo da Diocese de Plock, Polônia, Dom Piotra Libery recebeu o texto em uma cerimônia no Ministério de Assuntos Exteriores do país. “Este é um dos livros litúrgicos mais antigos que sobrevivem em território polonês”, expressou com satisfação o prelado. “O histórico livro termina seu longo percurso hoje”.

Igreja na Polônia recupera histórico manuscrito roubado pelos nazistas em 1940.jpg

O livro fazia parte da coleção da Biblioteca Estatal de Baviera, a qual a havia adquirido em um leilão de uma loja de antiguidades em Munique, Alemanha, sem conhecer sua origem. O texto foi apresentado como “Rituais Pontificais. Alemanha”, e se encontrava em mal estado. Segundo o Diretor da Biblioteca, Ceynowy Klaus, o pergaminho “estava úmido, enrugado e sujo”, e a coberta frontal e dorsal estavam danificadas irreparavelmente.

Depois de dois anos de trabalho de restauração, o texto foi fotografado e o microfilme resultante foi transferido ao Seminário de Plock, onde os especialistas constataram a autenticidade do livro. O texto identificado começou um lento processo de restituição à Diocese de Plock, sua legítima proprietária. O texto consta de 214 cartões de pergaminho e contêm descrições interessantes da liturgia e a vida da Igreja na Polônia como por exemplo a descrição mais antiga da Solenidade da Ressurreição do Senhor e detalhes sobre as ordens religiosas femininas da época.

Originalmente se pensava que o texto havia sido escrito no scriptorium do Bispo de Plock no ano de 1400, mas análise recente indica que pode ser originalmente feita na Arquidiocese de Gniezno, Polônia, em 1250 e depois levado a Plock, onde foi conservado nos séculos posteriores. O libro foi subtraído da Biblioteca do Seminário de Plock em 1940 durante o saque realizado pelo exército nazista e ocultado na Universidade de Königsberg. A aquisição do texto por parte da Biblioteca Estatal de Baviera foi realizada em 1973. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas