Nova presidência da CNBB toma posse nesta sexta-feira
Aparecida – São Paulo (Quarta-feira, 22-04-2015, Gaudium Press) A CNBB e seus bispos, reunidos na 53ª Assembleia Geral, em Aparecida, São Paulo, elegeram como o mais novo presidente da conferência o Arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha, que substitui assim o Cardeal Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, que estava à frente do cargo a seis anos.
Além de Dom Sérgio, a nova presidência da CNBB também passará a contar como novo vice-presidente o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. O Bispo Auxiliar Dom Leonardo Ulrich Steiner foi reeleito e continua a exercer a função de secretário geral da conferência.
Nesta terça-feira, 21 de abril, os religiosos concederam entrevista coletiva no Centro de eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, em Aparecida, comentando as eleições realizadas na Assembleia, bem como o desejo de continuar sendo presente na sociedade contribuindo para bons frutos.
Segundo Dom Sérgio, “a CNBB tem seu papel reconhecido, mas queremos cada vez mais que a presença da Igreja na sociedade possa produzir ainda mais frutos”, “assim como vem insistindo o Papa Francisco ‘uma Igreja de saída’, ou seja, uma Igreja que sai ao encontro do povo, fazendo presença na sociedade”.
“A missão é grande, mas queremos não só como presidência, mas como equipe e como Conferência crescer cada vez mais em presença na sociedade contribuindo com o bem”, disse.
O Vice-presidente eleito Dom Krieger aproveitou para ressaltar que “a CNBB tem procurado contribuir para soluções melhores levando primeiramente mensagem e ações de paz”.
Por sua vez, o Secretário Dom Steiner lembrou que a CNBB tem a missão de ser sempre uma instituição de diálogo aberta para diálogo com a sociedade.
“A CNBB tem sempre procurado o diálogo com todas as camadas sociais e com todos os representantes da sociedade, queremos dar a nossa contribuição uma vez que a CNBB faz parte da sociedade brasileira, aproveitando para divulgar o Ano da Paz mostrando a busca por mais justiça estando sempre aberta ao diálogo”, acrescentou.
No encerramento da 53ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, nesta sexta-feira, 24, a nova presidência da CNBB tomará posse, ocasião essa em que os prelados deverão publicar um pronunciamento oficial. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações A12
Deixe seu comentário