Gaudium news > Congresso de Educação Católica em Valência aborda ao “mestre nas Sagradas Escrituras”

Congresso de Educação Católica em Valência aborda ao “mestre nas Sagradas Escrituras”

Valência – Espanha (Quarta-feira, 22-04-2015, Gaudium Press) “O mestre nas Sagradas Escrituras, a Tradição e o Magistério da Igreja”, é o tema do VIII Congresso Internacional de Educação Católica para o século XXI que a Universidade Católica de Valência “São Vicente Mártir” (UCV), na Espanha, está realizando. O encontro acadêmico pretende oferecer uma luz e uma contribuição diante do difícil contexto educativo da sociedade atual.

Congresso de Educação Católica em Valência aborda ao _mestre nas Sagradas Escrituras_ 1.jpg

Neste sentido, como se expõem na apresentação do Congresso, o evento apresenta três objetivos: “discernir as causas da crise educativa que nossa época padece, analisar as consequências que tem para o que fazer educativo o debilitamento do mestre como ‘referente de sentido’, e esclarecer os traços que são peculiares do paradigma pedagógico cristão -em especial a figura do mestre-, à luz das Sagradas Escrituras, a Tradição e o Magistério”.

O evento, que se desenvolve no Centro Arrupe de Valência, conta com a presença de vários especialistas da UCV, assim como da Faculdade de Teologia de Valência, da Universidade de Valência e das universidades Gregoriana de Roma, Navarra, Complutense de Madri e de Salamanca; entre outros.

Os trabalhos foram iniciados na manhã do dia 21 de abril com a primeira palestra a cargo de Juan Miguel Díaz Rodelas, da Faculdade de Teologia de Valência, que falou sobre “O mestre no Antigo Testamento”. Nesta mesma linha, a segunda intervenção se centrou em “O mestre no Novo Testamento”, tema abordado por Joaquín Maestre, também da Faculdade de Teologia de Valência. Já na parte da tarde se abordaram os temas “Tarefas éticas das Universidades”, por parte de Enrique Bonete da Universidade de Salamanca; e “O mestre no horizonte de José de Calasanz”, a cargo de Alejandro Solórzano, diretor do ICCE-NAZARET, Colômbia, obra dos Escolapios.

A jornada desta quarta-feira, 22, conta com a quinta palestra sobre “A figura e a função do mestre cristão segundo Santo Agostinho”, que dará Francisco Javier Laspales, da Universidade de Navarra. Após ele seguirão as palestras “O debate pela escola no ‘regeneracionismo educativo’ ao final do século XIX e começo do XX. Mestre católico/ leigo”, e “O mestre cristão diante da emergência educativa”. Para a tarde estão previstas duas mesas redondas, uma com o tema “Universidade: Desafios do professor universitário cristão hoje” e a outra sobre as “Escolas não universitárias: Responsabilidade/missão do mestre nos centros escolares”.

O último dia do Congresso estará marcado pelas palestras “Repensar a educação a partir dos desafios que lhe apresenta o Magistério da Igreja” e “O mestre em Bento XVI”. O encontro acadêmico será encerrado pela Escolania da Virgem dos Desamparados.

As jornadas de trabalho estão dirigidas especialmente aos alunos e mestres da UCV, aos educadores cristãos, outros educadores, profissionais universitários e pessoas interessadas na Educação.

Paralelo ao Congresso também se desenvolverão as IV Jornadas do Instituto São José de Calasanz dirigidas àqueles que servem nos diversos centros Escolapios.

Os Congressos de Educação Católica para o século XXI vem sendo celebrados a cada ano desde 2008. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas