Retiro do Encontro Matrimonial Mundial em Campo Mourão
Campo Mourão – Paraná (Segunda-Feira, 20/04/2015, Gaudium Press) A Pastoral Familiar da Diocese de Campo Mourão, no Estado do Paraná, promoverá de 24 a 26 de abril o retiro denominado Fim de Semana (FDS), que faz parte do Encontro Matrimonial Mundial (EMM), na pousada A Fazendinha, na cidade paranaense. Trata-se de uma experiência projetada para casais sacramentados ou que não tenham impedimento, sacerdotes, religiosos e religiosas que visa promover e valorizar os sacramentos missionários do matrimônio e da ordem sacerdotal.
Com o objetivo de orientar os participantes a abordarem áreas do seu relacionamento por meio de uma técnica especial e exclusiva de comunicação e escuta, o FDS renova a alegria das pessoas em suas vocações, iniciando a experiência pelo conhecimento pessoal, passando pelo conhecimento mútuo e alcançando a intimidade com Deus.
Além disso, o fortalecimento do relacionamento do casal através do diálogo é uma das principais metas do retiro. Esse fortalecimento apresenta resultados positivos imediatos nos filhos, nos familiares, no convívio profissional, na Igreja e consequentemente na sociedade.
A programação do evento terá início às 19h30 do dia 24 de abril e terminará às 17h do dia 26. Depois de realizado o Fim de Semana – FDS, o movimento oferecerá uma comunidade de apoio para os que desejarem permanecer no estilo de vida de diálogo e promoverá o engajamento efetivo dos casais nas atividades paroquiais como Igreja Viva.
Outras informações sobre o encontro podem ser obtidas com Marilene e Loy Pazini, pelo telefone (44) 9920-5170; e-mails [email protected] ou [email protected], ou ainda no escritório da Catedral São José de Campo Mourão.
Encontro Matrimonial Mundial
O EMM foi criado na Espanha, na década de 50, pelo sacerdote redentorista, Padre Gabriel Garcia Calvo. Durante seu trabalho com jovens e adolescentes, ele percebeu que a comunicação entre os pais trazia reflexos diretos no comportamento dos filhos.
Esta experiência, que visa fortalecer o relacionamento através do diálogo, foi levada da Espanha para os Estados Unidos e atualmente encontra-se em aproximadamente 100 países. No Brasil, iniciou em 1976, como Encontro do Diálogo e em 2003 retomou o nome original de Encontro Matrimonial Mundial. Hoje, está presente em 31 dioceses, nas quais são realizados, em média, 100 Fins de Semana ao ano, por onde passam cerca de 1,2 mil casais, 40 sacerdotes e 20 religiosas.
A missão do EMM é proclamar o valor dos Sacramentos do Matrimônio e da Ordem Sagrada na Igreja e no mundo e seu carismas é a fé através do relacionamento. Já sua visão é “Amem-se uns aos outros assim como Eu vos amei”.
A metodologia empregada dentro do FDS se dá através do autoconhecimento, tem continuidade na proximidade e intimidade que geram a unidade no relacionamento e culmina na consciência da necessidade de refletir, através do testemunho de vida, o Sinal do Amor de Jesus pelo seu povo.
Em Campo Mourão, o movimento do encontro matrimonial chegou através do empenho dos padres Jurandir e Luis Bellini que tiveram a oportunidade de viver esta experiencia em Londrina e Maringá. Para a expansão do movimento na região, a coordenação conta com o apoio de casais de Arquidiocese madrinha que é Maringá. (FB)
Deixe seu comentário