Igreja Italiana prepara 5º Congresso Eclesial Nacional com o tema “Em Jesus Cristo o novo humanismo”
Florença – Itália (Segunda-feira, 20-04-2015, Gaudium Press) Após o encontro celebrado em Verona no ano de 2006, a Igreja italiana -por iniciativa dos Bispos do país europeu- se prepara para celebrar o 5º Congresso Eclesial Nacional, que ocorrerá em Florença entre os dias 09 e 13 de novembro e levará por tema “Em Jesus Cristo novo humanismo”.
“O 5º Congresso afrontará a transição cultural e social que caracteriza nosso tempo e que incide sempre mais na mentalidade e no costume das pessoas, desarraigando às vezes princípios e valores fundamentais para a existência pessoal, familiar e social. A atitude que deve inspirar a reflexão é aquele que reclama cotidianamente o Papa Francisco: ler os sinais dos tempos e falar a linguagem do amor que Jesus nos ensinou. Só uma Igreja que se faz próxima às pessoas a sua vida real apresenta as condições para anunciar e comunicar a Fé”, expõem Dom Cesare Nosiglia, Arcebispo de Turim e Presidente do Comitê preparatório do 5º Congresso, ao apresentar o evento.
“Por isso -como continua Dom Nosiglia- uma vez mais, quase dez anos do Congresso de Verona, voltamos a escutar a necessidade de ‘recordar’, de voltar ao caminho para encontrarmo-nos em um lugar onde expressar sinfonicamente a comum e sempre peculiar experiência do crente de cada Diocese, para verificar o caminho percorrido a partir do evento conciliar e avaliar seriamente os resultados dos processos de mudança”.
Quanto o tema do Congresso, o Presidente do Comitê preparatório, também diz: “Somente confiando em Jesus Cristo, conhecemos que o destino do homem é participar de sua mesma filiação (…) Trata-se de uma promessa na qual o perfil último está constituído no Ressuscitado, nossa firme esperança, que já vai se realizando -aqui e agora- em cada um”.
De acordo com o programa preliminar do Congresso, a abertura do mesmo está marcada por uma peregrinação nas Quatro Basílicas de Florença -Santa Croce, Santa María Novella, Santo Spirito e Santíssima Annunziata-, que ocorrerá na tarde do dia 09 de novembro, ocasião na qual terá lugar a celebração inaugural e o discurso de Dom Nosiglia.
Para o dia 10 de novembro está previsto na parte da manhã o encontro do Santo Padre com os participantes do Congresso, evento que se levará a cabo na Catedral. Também se prevê uma celebração Eucarística com o Pontífice.
Entretanto, a jornada do dia 11 de novembro estará dedicada aos trabalhos por grupos, assim como os eventos espirituais e culturais; os quais se estenderão até o dia seguinte. O encerramento do Congresso ocorrerá na manhã do dia 13 de novembro com a apresentação das conclusões por parte do Presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI), o Cardeal Angelo Bagnasco.
Os Congressos Eclesiais Nacionais vem sendo realizados desde o ano de 1976, em união com as orientações pastorais que a cada dez anos apresenta a Igreja Católica Italiana. Precisamente o decênio em curso (2011-2020) apresenta o tema “Educar a vida boa do Evangelho”.
Até a data foram celebrados os seguintes Congressos Eclesiais na Itália: “Evangelização e promoção humana”, Roma 1976; “Reconciliação cristã e comunidade dos homens”, Loreto 1985; “O Evangelho da caridade para uma nova sociedade na Itália”, Palermo 1995; e “Testemunhas de Jesus ressuscitado esperança do mundo”, celebrado em Verona em 2006. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário