Arquidiocese de Medellín inicia campanha a favor de sacerdotes anciãos e enfermos
Medellín – Colômbia (Segunda-feira, 20-04-2015, Gaudium Press) Animando aos fiéis a expressar seu agradecimento por aqueles que ao longo da vida ofereceram acompanhamento espiritual e assistido nos sacramentos, a Arquidiocese de Medellín colocou em marcha uma campanha a favor dos sacerdotes anciãos e enfermos. A iniciativa, que ocorre durante a festividade do Bom Pastor, que se comemorará no próximo domingo 26 de abril -Quarto Domingo de Páscoa-, convida para que se apoie a coleta do Fundo Comum Sacerdotal.
“Temos desenhado uma campanha que tem como objetivo que os fiéis manifestem seu agradecimento pelo sacerdote que os batizou, os casou, lhe aplicou os santos óleos a seu pai quando esteve hospitalizado ou lhe guiou e orientou (…) entre tantos momentos e situações que os acompanhou um sacerdote”, diz a Arquidiocese de Medellín em nota, onde ainda acrescenta: “Queremos solicitar seu apoio à tradicional coleta que pretende recolher fundos para ajudar a sacerdotes que passam por momentos difíceis de sua vida. Esta colaboração pode se manifestar através da oração e uma oferenda que se destina para ajudar a sacerdotes anciãos, enfermos e de zonas marginalizadas”.
Para animar a iniciativa, a partir da área de comunicações da Arquidiocese de Medellín, estará se convidando aos fiéis e a comunidade eclesial da Igreja particular para que difundam a campanha e coleta nas redes sociais enviando uma mensagem, uma foto ou um vídeo com a ‘hashtag’ #lollevoenmicorazón.
A campanha também nasce como resposta ao chamado que em uma ocasião fez São João Paulo II: “Sempre é importante agradecer a tantos sacerdotes que se desgastam dia a dia para difundir o Evangelho, vivem com grande solicitude a ajuda pelos pobres, acompanham aos enfermos e as pessoas necessitadas, e se esforçam na defesa dos valores humanos e cristãos fundamentais”; e se inspira em sua frase “Digam a seus sacerdotes que os levo em meu coração”.
O Fundo Comum Sacerdotal é o fundo com o qual a Arquidiocese de Medellín -através da ajuda generosa dos fiéis e instituições- oferece suporte econômico aos sacerdotes anciãos, enfermos e que exercem seu ministério presbiteral em zonas marginalizadas e com escassos recursos. Seu objetivo é oferecer uma melhor qualidade de vida e auxilia para seu sustento econômico.
Para isso o Fundo impulsiona a cada ano a coleta no contexto do dia do Bom Pastor, assim como diversas iniciativas nas comunidades paroquiais para expressar a solidariedade com aqueles sacerdotes que necessitam de uma manutenção mensal.
A campanha também é ocasião para fomentar a fraternidade entre os mesmos sacerdotes. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário