Apresentam na Espanha instrução pastoral para catecismos de iniciação cristã
Madri – Espanha (Quinta-feira, 16-04-2015, Gaudium Press) Sob o título “Custodiar, alimentar e promover a memória de Jesus Cristo”, a Conferência Episcopal Espanhola (CEE) apresentou a instrução Pastoral sobre os catecismos para a iniciação cristã de crianças e adolescentes. De acordo com o organismo eclesial, com o documento se busca sublinhar a importância que tem para a vida da Igreja a edição, por parte do Episcopado, de um livro e dos catecismos para a transmissão da Fé às novas gerações, que foram elaborados em anos anteriores e são utilizados atualmente pelas Dioceses do país europeu.
Trata-se dos catecismos “Os primeiros passos na Fé”, orientado para despertar a Fé na família e na paróquia das crianças entre 0 e 6 anos; “Jesus é o Senhor”, dirigido às crianças entre os 6 e 10 anos para acompanhar a iniciação sacramental; e “Testemunhas do Senhor”, que é o mais recente -foi apresentado em outubro do ano passado- e é dirigido às crianças e adolescentes entre os 10 e os 14 anos para o crescimento e primeira síntese de Fé.
“Este documento assinala as pautas, as linhas de ação da Igreja em algo tão essencial, tão fundamental com é a iniciação cristã (…) Como se faz um cristão”, comentou Dom Amadeo Rodríguez Magro, Bispo de Plasencia e Presidente da Subcomissão Episcopal de Catequese durante a coletiva de imprensa de apresentação da instrução Pastoral.
O prelado disse ainda, que com o documento “nos pareceu oportuno situar estes instrumentos -os livros para a iniciação cristã da CEE-, em toda a atividade de fazer um cristão, quer dizer, situá-lo na iniciação cristã”.
“O que temos feito é fazer uma reflexão que vai dirigida aos sacerdotes, catequistas, a família e todas aquelas pessoas que colaboram em uma iniciação cristã”, acrescentou Dom Rodríguez Magro.
Por sua vez, o Padre Juan Luis Martín Barrios, diretor do Secretariado da Subcomissão Episcopal de Catequese, o documento “tenta responder a uma pergunta permanente e sempre fresca na vida da Igreja (….) Que contribuição a Fé oferece ao homem contemporâneo?”.
De acordo com o sacerdote “fazer um cristão hoje é um bem social”, e oferecer o melhor “é fazer da pessoa humana aquilo que faz sua vida um presente para os demais”. Neste sentido, como continua o Padre Martín Barrios, a Fé contribui em três aspectos: “Primeiro, nos ajuda a viver unificados, o que penso com minha cabeça, sinto com o coração e realizo em minha atividade, há harmonia interior (…). Em segundo lugar, a Fé ao homem contemporâneo do século XXI lhe ajuda a viver em profundidade o que acontece, as palavras na vida familiar, nas relações de trabalho, na questão social, viver em profundidade aquilo que sentimos diante de tanta superficialidade (…) E em terceiro lugar, nos ajuda a viver desvivendo-nos no serviço aos demais, especialmente aos mais necessitados de qualquer classe e condição, diante a tanto individualismo, protagonismo, personalismo”. Elementos que subjazem nos catecismos com os quais hoje conta o Episcopado espanhol.
Desta maneira, e como refere o Episcopado Espanhol, três são os objetivos da instrução Pastoral para os catecismos de iniciação cristã em crianças, adolescentes e jovens: “oferecer as chaves essenciais de uma catequese que se inicia na vida cristã, apresentar uma visão completa do itinerário da dita catequese e dar a conhecer os catecismos elaborados pela Conferência Episcopal”.
A instrução se inspirou nas palavras que dirigiu o Papa Francisco durante o encontro que sustentou no Vaticano com catequistas no marco do Ano da Fé: “Olhando-lhes a vocês, me pergunto: O que é o catequista? É o que custodia e alimenta a memória de Deus; a custodia em si mesmo e sabe despertá-la nos demais. Que belo é isto: fazer memória de Deus”. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário