Gaudium news > Jovens são tema da 99ª Assembleia Plenária do Episcopado Mexicano

Jovens são tema da 99ª Assembleia Plenária do Episcopado Mexicano

Cidade do México – México (Quinta-feira, 16-04-2015, Gaudium Press) Com a participação de 125 Bispos, 32 sacerdotes, 3 religiosas e 12 leigos foi iniciado no dia 14 de abril a 99ª Assembleia Plenária do Episcopado Mexicano. “Os jovens destinatários e protagonistas prioritários da Nova Evangelização no contexto social pós-moderno”, foi o tema escolhido para a Assembleia.

Jovens são tema da 99ª Assembleia Plenária do Episcopado Mexicano 1.jpg

“O objetivo é aproximar-se aos jovens, reconhecer-lhes, valorizá-los, escutá-los, dialogar e discernir para ajudar-lhes em seu desenvolvimento pessoal e fazer equipe com eles na evangelização e na construção de uma Igreja, de um México e de um mundo melhor”, expõem a Conferência do Episcopado Mexicano (CEM) em um comunicado à imprensa.

A Plenária foi oficialmente inaugurada com a celebração Eucarística presidida pelo Cardeal Norberto Rivera Carrera, Arcebispo e Primaz do México, em sua condição de Presidente da Comissão Episcopal para a Família, Juventude e Leigos, que na homilia chamou a todos a deixarem-se impregnar da alegria da juventude: “Temos necessidade da alegria do entusiasmo dos jovens. Temos necessidade da alegria de viver que tem os jovens, na qual se reflete algo da alegria original que teve Deus ao criar ao homem e a mulher”.

A saudação inaugural esteve a cargo do Cardeal Francisco Robles Ortega, Arcebispo de Guadalajara e Presidente da CEM que fez um chamado para que exista um compromisso mais decidido pelos jovens, especialmente por parte daqueles que exercem autoridade; e pediu à comunidade eclesial anunciar a Jesus, sobretudo à juventude. “Isto exige de nós ser seus companheiros no caminho da vida, guiando-os e aprendendo deles, que são o presente e o futuro da Igreja, do México e do mundo”, acrescentou, e pediu a todos para terem em conta aos jovens para a Evangelização, para a oração, para a celebração, e para a construção do país.

Durante a primeira jornada de trabalho também interveio o Núncio Apostólico no México, Dom Christophe Pierre, que recordou que os jovens querem que se lhes tome em conta e se lhes acompanhe nessa busca da identidade, sobretudo quando muitos não receberam dos pais referentes sociais e espirituais que os leva a enfrentar uma falta de raízes morais, religiosas e culturais. Por isso -como expôs o representante do Papa no México- se faz necessário ir onde eles se encontram para acompanhá-los, escutá-los e ensinar-lhes a cumprir o mandato de Cristo.

Jovens são tema da 99ª Assembleia Plenária do Episcopado Mexicano 2.jpg

O Bispo de Netzahualcóyotl e Responsável da Dimensão Episcopal de Adolescentes e Jovens, Dom Héctor Luis Morales Sánchez, é que esteve a cargo de apresentar os trabalhos da Assembleia. Disse que ela se desenvolverá a partir de quatro momentos: fascinar, escutar, discernir e conversão. “Deixar-se fascinar pelo chamado de Deus a servi-lo nos jovens; escutar aos jovens e sua realidade; discernir o que se deve fazer a luz da Palavra de Deus; e fazer uma conversão que leve a um melhor serviço pastoral à juventude”, como expôs a CEM.

O segundo dia da Assembleia começou com uma Santa Missa na qual os prelados dirigiram uma especial intenção pelos fiéis mexicanos.

A 99ª Assembleia Plenária do Episcopado Mexicano culminará seus trabalhos na próxima quinta-feira, 17 de abril. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas