Gaudium news > “O cristão leigo exerce uma ação apostólica que lhe é peculiar”, diz Núncio Apostólico em Aparecida

“O cristão leigo exerce uma ação apostólica que lhe é peculiar”, diz Núncio Apostólico em Aparecida

Aparecida – São Paulo (Quarta-feira, 15-04-2015, Gaudium Press) A abertura do 53º Assembleia Geral da CNBB ocorreu na manhã desta quarta-feira, 15, no Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo. O Cardeal Arcebispo e presidente da Conferência, Dom Raymundo Damasceno Assis, pediu as bênçãos para que os trabalhos da reunião possam ser realizados com êxito.

primeiro dia 53 AG.jpg

“Quero uma Igreja missionária, solidária e que saiba ouvir!” foi o refrão cantado logo de início pelos membros da assembleia, que se estende até 24 de abril.

O prefeito da cidade de Aparecida, Antônio Marcio de Siqueira, juntamente com o reitor do Santuário Nacional, Padre João Batista de Almeida, emitiram suas mensagens de boas-vindas aos prelados.

“Gostaríamos de convidar os senhores para fazer uso do teleférico para ir rezar no Morro do Cruzeiro”, disse o reitor.

O Núncio Apostólico do Brasil, Dom Giovanni d’Anielo, também se encontra presente em Aparecida e aproveitou a oportunidade para agradecer a hospitalidade dos bispos. “Obrigado a todos aqueles que, durante esses dias, tomarão conta de nós”. Logo depois, retransmitiu aos demais um abraço especial do Papa Francisco.

Dom d’Aniello não deixou de ressaltar os 50 anos da conclusão do Concílio Vaticano II, bem como a realização do Sínodo Ordinário sobre a Família, em outubro deste ano.

Além de destacar a participação dos leigos na Igreja e dizer que eles enfrentam o mundo dando razões da sua própria esperança, lembrou ainda que a evangelização possui um grande desafio pastoral, uma vez que “o cristão leigo exerce uma ação apostólica que lhe é peculiar” e não apenas um trabalho complementar ao dos ministros ordenados.

Ao encerrar as intervenções da abertura da assembleia, Dom Damasceno também deixou claro que a reunião dos bispos no ano passado havia decidido que as Diretrizes Gerais para o próximo quadriênio não seriam inteiramente novas, e sim profundamente renovadas, por meio da luz da Encíclica Evangelii Gaudium (A Alegria do Evangelho) e da mesma forma com as palavras do Santo Padre durante a Jornada Mundial da Juventude, realizada no Rio de Janeiro, em julho de 2013. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações A12

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas