Santa Teresa de Jesus é epicentro em Congresso Internacional de Mística celebrado em Porto Rico
San Juan – Porto Rico (Quarta-feira, 15-04-2015, Gaudium Press) Inspirado em Santa Teresa de Jesus, por ocasião do V Centenário de seu nascimento, a Pontifícia Universidade Católica de Porto Rico acolheu entre os dias 8 e 9 de abril o II Congresso Internacional de Mística, que teve por objetivo ressaltar a importância da santa teresiana no âmbito do estudo da mística, tal como sublinhou a Professora Caridad Álvarez-Suárez, diretora do Congresso ao abrir o encontro acadêmico.
O Congresso contou com a presença de vários especialistas procedentes de universidades de relevância, como os doutores Francisco José Sancho Fermín, diretor do Centro Internacional Teresiano Sanjuanista (CITeS); Agamemnon Pantel Tekakis, da Pontifícia Universidade Católica de Porto Rico; Colin Peter Thompson, da Universidade de Oxford; Luce López-Baralt, da Universidade de Porto Rico; Cecilia I. Avenatti de Palumbo, da Pontifícia Universidade Católica da Argentina (UCA); Margarita León Vega, da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) e Luis Girón, da Universidade de Harvard.
A abertura do evento esteve a cargo de Dom Félix Lázaro Martínez, Bispo de Ponce e Grão Chanceler da Universidade; e a conferência inaugural por Francisco José Sancho, que aprofundou sobre “O conhecimento de si na mística teresiana”. Depois dele, Pantel Tekakis, que é ainda especialista em arquitetura, ofereceu a conferência “A conservação do ambiente de Santa Teresa”. A jornada do primeiro dia concluiu com a apresentação do Coro da Pontifícia Universidade Católica de Porto Rico sob a direção do professor Rubén Colín Tarrats.
Na manhã do dia 10, o Congresso contou com as conferências “Já bem podes olhar-me/depois que olhaste: o olhar do Amado no ‘Cântico espiritual’ de São João da Cruz”, que ofereceu Colin Peter Thompson; “A parábola dos castelos teresianos e a dificuldade de sua recepção literária” por parte de Luce López-Baralt; e “Que meu Amado é para mim, e eu sou para meu Amado. Entre a estética e a dramática teológicas: uma leitura renovada da nupcialidade teresiana”, oferecida por Cecilia I. Avenatti.
Entretanto, os temas “Santa Teresa e as mães do deserto”, “Já, já se abrem as flores: a lírica de Santa Teresa na história literária da mística cristã”, e “A originalidade teresiana à luz das monjas e beatas de seu tempo”, foram abordados nas conferências da tarde. O congresso foi encerrado por Dom Lázaro Martínez.
Paralelo ao encontro acadêmico também ocorreu a mostra “Cartas e escritos breves de Santa Teresa”, com a qual se apresentou a figura da Santa, mística e doutora da Igreja a partir de sua vida cotidiana, o projeto reformador que empreendeu, assim como suas fundações. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário