Gaudium news > Santo Padre realiza transferência de bispos no Brasil

Santo Padre realiza transferência de bispos no Brasil

Belo Horizonte – Minas Gerais (Quarta-feira, 15-04-2015, Gaudium Press) A Nunciatura Apostólica do Brasil anunciou que o Papa Francisco havia realizado a nomeação de dois bispos, na manhã desta quarta-feira, 15 de abril. O então Dom Wilson.jpgbispo auxiliar de Belo Horizonte, Dom Wilson Angotti, assumirá a Diocese de Taubaté, localizada no interior do Estado de São Paulo. Por sua vez, o atual pároco da Catedral Metropolitana de Pouso Alegre e cônego Edson José Oriolo dos Santos, foi remanejado para a Arquidiocese mineira.

Dom Wilson Angotti

No próximo dia 13 de junho, Dom Wilson iniciará seu ministério a frente da Diocese de Taubaté.
Mesmo estando presente na 53ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, o Arcebispo Dom Walmor Oliveira de Azevedo escreveu uma mensagem, na qual agradece a presença missionária do prelado na Arquidiocese de Belo Horizonte.

Segundo Dom Walmor, a cidade do interior paulista com Dom Wilson ganha um “devotado servidor, homem de Deus empenhado em fazer crescer no coração de todos a alegria de crer”.

Oriundo de Taquaritinga, em São Paulo, o religioso é mestre em teologia dogmática pela Universidade Gregoriana de Roma (Itália), tendo sido nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte pelo então Papa Bento XVI, no dia 4 de maio de 2011, e recebendo a ordenação episcopal no dia 1º de julho do mesmo ano.

Contudo Dom Wilson integrou o clero da Diocese paulista de Jaboticabal antes de ser ordenado bispo.

Em carta assinada e destinada aos fiéis de Taubaté, o prelado declarou: “Desde o dia em que recebi a notícia de minha nomeação já os tenho presentes em meu coração e em minhas orações diárias. Vou como o sétimo bispo de Taubaté e peço que me acolham como primeiro servidor. Minha chegada e o início de meu ministério na Diocese estão previstos para o dia treze de junho, sábado, dia do Imaculado Coração de Maria. A celebração será na Catedral Diocesana, às 16 horas. Anseio encontrar a todos e poder saudá-los pessoalmente.”

Dom Edson José Oriolo dos Santos

“Agradecemos ao Santo Padre, que envia o monsenhor Edson José Oriolo dos Santos para ser servidor de nossa amada Arquidiocese de Belo Horizonte. Vamos, juntos, testemunhando o Evangelho da Vida, empenhados na missão de cultivar a Fé em Cristo Rei, nosso Senhor”, expressou Dom Walmor, que novamente não escondeu sua alegria, desta vez pela chegada do novo bispo auxiliar a Belo Horizonte.Edson José Oriolo.jpg

O monsenhor Edson José Oriolo dos Santos nasceu em Itajubá, em Minas Gerais. Em 1990, ordenou-sacerdote na Matriz de São José Operário da cidade mineira, que integra a Arquidiocese de Pouso Alegre.

Graduado em Teologia no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté, exerce a função de mestre em Filosofia Social pela Pontifícia Universidade Católica (PUC Campinas), chegou a trabalhar no Seminário Arquidiocesano de Pouso Alegre como coordenador dos Estudos de Filosofia em 1990.

Após experiências diversas, como a de professor de várias disciplinas no Seminário da Arquidiocese de Pouso Alegre relacionadas à Filosofia, de 1990 a 2007, atualmente é cura da Catedral Metropolitana de Pouso Alegre, assim como promotor de Justiça do Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese, professor no Instituto Teológico São Tomás de Aquino e Instituto Filosófico Aristotélico Tomista dos Arautos do Evangelho em Caieiras, São Paulo.

“Minha especial saudação ao irmão monsenhor Edson José Oriolo dos Santos. Peço a Maria, a Senhora da Piedade, que interceda por seu ministério e ilumine seus passos nessa missão na nossa Igreja de Belo Horizonte”, disse Dom Walmor sobre a nova missão do Cônego. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Belo Horizonte

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas