Um aplicativo para se aprofundar na obra do Beato Angélico
Turim – Itália (Terça-feira, 14-04-2015, Gaudium Press) A ideia parte dos jovens empreendedores de Heritage, uma startup com sede em Turim que busca inovar na apreciação de bens culturais memoráveis. Desta vez o turno foi para a figura do insigne mestre toscano Frei Giovanni da Fiesole, mais conhecido como o Beato Angélico. Para isso se criou o aplicativo com o mesmo nome: “Beato Angélico”, já disponível no Google Play e na Apple Store.
Sob a supervisão do Padre Timothy Verdon, que é o curador da exposição da esplêndida pintura “A lamentação do Cristo Morto”, o internauta pode explorar a obra do ilustre pintor. A exposição do quadro é realizada entre os dias 13 de abril até 30 de junho, no Museu Diocesano de Turim. O aplicativo oferece também uma seção dedicada à vida do Beato Angélico, e conteúdos que permitem navegar nos detalhes da “Lamentação”, buscando todos os segredos dos personagens presentes, que são Jesus nos braços de Maria e alguns outros.
“A ideia de desenvolvimento para a exploração da obra -explica Piero Tosco, um dos criadores do aplicativo- se baseia no conceito de ‘inovação dentro da tradição’. Uma obra de arte é por si mesma um patrimônio da humanidade porque o gesto que a produz é a expressão de um conjunto de significados (históricos, artísticos, culturais, sociais, etc) que se condensam de forma admirável ‘dentro’ de um objeto preciso, a mesma obra, oferecido a um potencial tendencialmente infinito de destinatários. A tradição custodia estes significados e continuamente os volta a oferecer de época em época a novos destinatários. Nem sempre um novo destinatário é, entretanto, capaz de captar toda a riqueza dos significados, que no entanto ‘vivem’ dentro da mesma obra”. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário