Iniciada 109ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal do Chile
Santiago – Chile (Terça-feira, 14-04-2015, Gaudium Press) Entre os dias 13 a 17 de abril se realiza a 109ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal do Chile (CECh). A jornada inaugural do encontro começou no Centro de Extensão da Pontifícia Universidade Católica (PUC), onde os Bispos participaram do início do III Seminário Internacional de Comunicação da Igreja, que organiza a CECh em conjunto com Duoc UC e a Faculdade de Comunicações da PUC.
O tema central desta Assembleia será a vida religiosa, no marco da celebração do Ano da Vida Consagrada convocado pelo Papa Francisco. Para isso, quiseram refletir sobre a realidade da vida consagrada em companhia dos gestores da Conferência de Religiosas e Religiosos do Chile (CONFERRE) e 25 superiores de congregações masculinas e femininas especialmente convidados para as sessões respectivas.
Além disso, os pastores analisarão diversas temáticas da realidade nacional e eclesial, entre elas, as iniciativas legislativas que lesionam os valores da vida e a dignidade da pessoa humana, a preparação da contribuição da Igreja chilena ao Sínodo Ordinário sobre a Família, como também o Primeiro Congresso Missionário Nacional que se realizará no próximo dia 16, entre muitos outros tópicos.
Uma contribuição para que a convivência nacional seja mais humanizante.
Durante a primeira jornada da 109ª Assembleia, os Bispos participaram do III Seminário Internacional da Comunicação da Igreja: “Comunicando em uma cultura de incerteza”. Na oportunidade, Dom Cristián Contreras V., Secretário Geral da CECh e Dom Fernando Ramos, Presidente da Área Comunicações da CECh, sustentaram um distendido diálogo com a imprensa.
Em relação com o objetivo do Seminário, Dom Contreras, destacou que “incerteza pode significar muitas coisas. Pode significar perplexidade diante dos novos tempos, diante da celeridade das notícias. Mas também, um cenário de suspeitas e de desconfianças, como as que vivemos no Chile hoje. Então, queremos ver-nos como estamos nós no interior da Igreja, mas também queremos, com muita simplicidade, ser uma ajuda e uma contribuição para que a convivência nacional seja mais humanizante”.
Finalmente, o Secretário da CECh disse aos meios de imprensa que na próxima sexta-feira, ao finalizar a Assembleia Plenária, entregarão um documento de reflexão sobre a lei do aborto que atualmente se discute no Congresso Nacional. “Quero adiantar-lhes, (…) que o tema da vida para nós é essencial. (…) Como uma opinião muito pessoal quero dizer-lhes que eu não dialogo em uma mesa sobre a qual vida deve ser descartada e qual merece ser vivida”, disse. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário