Vida Consagrada: Congresso Internacional é encerrado em Roma
Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 13-04-2015, Gaudium Press) – Situado no âmbito do Ano da Vida Consagrada realizou-se em Roma, de 8 a 11 de abril, um Congresso Internacional para Formadores e Formadoras das Sociedades e Institutos de Vida Consagrada, na Igreja.
Estiveram presente cerca de 1 400 consagrados de todas as partes do mundo que debateram os fundamentos da identidade da Vida consagrada e as exigências formativas no mundo contemporâneo. Foram realizadas mais de 50 palestras, além de “laboratórios” sobre temáticas de grande atualidade.
As bem-aventuranças na Mensagem Final
“Queridos formadores e formadoras, a Igreja vos ama, vos aprecia e reza por vós. Sem o vosso serviço, a vida consagrada não poderia existir, ou teria um futuro incerto. Sem a vossa paciência e o vosso discernimento, o povo de Deus correria o risco de não ver mais aquela via luminosa capaz de fazer brilhar, num mundo que passa, o mundo definitivo transfigurado pelas Bem-aventuranças”:
“Bem-aventurados os formadores que continuam a semear em cada caso, em cada momento, em cada coração, bem sabendo que a semente tem a sua força e eficácia. Vocês serão Bem-aventurados se agirem sem jamais cometer qualquer violência, sutil e dissimulada, nem mesmo para obter o bem”, foram trechos da mensagem assinada pelo Prefeito da Congregação dos Institutos de Vida Consagrada, Card. João Braz de Aviz, e pelo Secretário, Dom José Rodríguez Carballo e que foi entregue a cada um dos participantes presentes.
Na mensagem constam 12 orientações pedagógico-espirituais consideradas prioridades, tais como, por exemplo, privilegiar a relação interpessoal entre formador e formando, dar atenção à formação do coração, e não só do comportamento e considerar formação uma etapa contínua da própria vida. (JSG)
Da Redação Gaudium Press, com informações Rádio Vaticano
Deixe seu comentário