Gaudium news > Roma acolherá Congresso Internacional sobre Poesia e Cristianismo

Roma acolherá Congresso Internacional sobre Poesia e Cristianismo

Roma – Itália (Segunda-feira, 13-04-2015, Gaudium Press) Com o tema “Escrever, para quem e por que. Alegrias e lutas do artista”, a Faculdade de Comunicação Institucional da Pontifícia Universidade da Santa Cruz em Roma acolherá pela sexta vez o Congresso Internacional “Poesia e Cristianismo”, evento que terá lugar na Sala Magna “João Paulo II” da instituição educativa entre os dias 27 e 28 de abril.Roma acolherá Congresso Internacional sobre Poesia e Cristianismo.jpg

“Escrever uma novela, um guia, uma partitura musical ou trabalhar em uma obra de arte, provoca tanto uma grande alegria e um grande esforço, não só físico, mas de alma. Alguns escritores descrevem o processo de criação de cada obra quase como uma dilaceração interior. De onde nasce a necessidade de escrever? Quem é o destinatário? Quais são as motivações e intenções?”, comentam os organizadores, ao apresentar as questões que se abordarão com a iniciativa acadêmica.

É por isso que a sexta edição do Congresso girará em torno do escritor a partir de sua perspectiva como sujeito centrando-se nas perguntas de por que e para quem se escreve. “Muitas escolas ou cursos de escritura tem que ver com o ofício de escrever, quer dizer, como compôr obras que funcionem e que, com sorte, tenham êxito. Poucas, talvez nenhuma, podem transmitir a disposição pessoal de quem cria uma obra, o talento e o trabalho interior que implicam, e sobretudo a revelação de uma chamada e uma resposta pessoal”, sublinha a instituição educativa em um comunicado sobre o evento.

E é que na atualidade se faz cada vez mais necessário escrever, sobretudo para chegar ao coração do homem. Assim o expressa a escritora italiana Susanna Tamaro, em entrevista difundida pela Universidade Pontifícia: “Em nosso tempo a escritura é algo verdadeiramente importante porque é a única arte que permite ao homem entrar em contato com sua alma (…) É como uma luz que aponta ao interior do homem (…) sobretudo no mundo atual no qual o homem está totalmente distraído com o externo, o visual, o sonoro. A literatura tem uma tarefa verdadeiramente importante: a tarefa de reportar ao homem ao centro de si mesmo. Por isso, neste tempo, se necessita escrever livros com a alma”.

Enquanto a relação que existe entre arte e cristianismo, a escritora diz que este último “deu um importante desenvolvimento para a arte”, já que “entra no coração do homem e exalta a essência da redenção”.

Tamaro também se refere a fadiga física que pode surgir ao escrever, já que -segundo afirma- “é como escalar uma montanha, um compromisso, um esforço, porque requer níveis de concentração dificilmente imagináveis”. Apesar disso, anima a todos a escrever, “porque escrever faz bem para a alma”.

A sessão introdutória do Congresso, que ocorrerá a partir das 09h30 do dia 27 de abril, estará a cargo de Dom Luis Romera, Reitor Magnífico da Pontifícia Universidade da Santa Cruz, que estará acompanhado pelo Padre José María La Porte, Decano da Faculdade de Comunicação.

Entre os palestrantes estarão presentes o norte-americano residentes na Itália Dom Timothy Verdón, especialista em história da arte e que estão a cargo da Oficina Diocesana de Arte Sacra de Florença; o produtor espanhol Juan Manuel Cotelo, conhecido pelos documentários “O último topo” e “Terra de Maria”; Dom Marco Frisina, compositor e Presidente da Comissão de Arte Sacra e Patrimônio Cultural da Diocese de Roma; José Manuel Mora, docente sobre “O Ofício de Escrever” para o Mestre em Escrita Criativa da Universidade Complutense de Madri; Antonio Paolucci, professor e historiador especialista em arte do Renascimento Italiano; e o Padre John Wuack, professor de Literatura e Comunicação da Fé da Pontifícia Universidade da Santa Cruz, entre outros palestrantes convidados.

“Fora e dentro do túnel. Escrever, entre crises e sonho”, “A arte se converte em palavra. Hermenêutica e comunicação de uma obra de arte”, “Quando a palavra se converte em música”, “Escrever uma novela: a autora, seus personagens e seus leitores”, “Como comunicar a arte cristã sem esquecer a Fé”, “Buscando o estilo, buscando a identidade: mais além da escritura criativa”, “O inimigo do escritor se chama medo”, e “Por que superar o vazio?”, serão os temas que se abordarão durante o Congresso que se desenvolverá nos idiomas Inglês, Espanhol e Italiano. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas