Gaudium news > Curitiba realiza o VII Mutirão de Ação Solidária da Pastoral da Saúde

Curitiba realiza o VII Mutirão de Ação Solidária da Pastoral da Saúde

Curitiba – Paraná (Sexta-Feira, 10/04/2015, Gaudium Press) A Arquidiocese de Curitiba, no Estado do Paraná, promoverá o VII Mutirão de Ação Solidária da Pastoral da Saúde no dia 23 de abril, na Paróquia Bom Jesus dos Perdões, na Praça Rui Barbosa, no Centro da capital paranaense. A atividade será realizada das 9h às 17h, com uma intensa programação.

De acordo com a coordenadora arquidiocesana da Pastoral da Saúde, Ireonilda M. De Conto, o mutirão contará com a presença de diversas instituições e colaboradores para promoverem a saúde. Durante todo o dia serão prestadas orientações sobre doenças cardiovasculares, saúde bucal, aferição da pressão arterial, teste de glicemia, agendamento de exames preventivos do câncer, cortes de cabelos, entre outros. Às 12h, haverá a Santa Missa, com benção da saúde.

Além disso, acontecerá também no local coleta de doação de sangue e cadastro de doação de medula óssea, emissão de carteiras profissionais e intermediação de empregos e atendimentos e aconselhamentos espirituais.

Trata-se de uma atividade que visa mobilizar e conscientizar a comunidade na promoção da saúde, na prevenção de doenças e, principalmente, sobre a importante de cada cidadão lutar pelos seus direitos (reivindicando) mas também exercer os seus deveres.”Saúde direito de todos e dever do Estado”, lembrou.

Para Ireonilda, a Pastoral da Saúde tem o compromisso de promover, preservar, defender, cuidar e celebrar a vida (prevenção de doenças: física, psíquica, espiritual, social e ambiental, etc.), tornando presente no mundo da saúde a ação libertadora de Jesus, rumo ao reino definitivo. Ela também ressaltou que a pastoral tem por objetivo trabalhar as três dimensões: solidária, comunitária e política institucional, visando à reflexão e tomada de consciência sobre a saúde pública e buscando, a partir de Jesus Cristo, realizar gestos bem concretos em favor da vida, seja pessoal ou comunitária.

Por fim, a coordenadora enfatizou que os trabalhos dos agentes pastorais da saúde são feitos de forma direta pelos leigos que recebem formação para atuarem nas comunidades junto à igreja, as unidades de saúdes e conselhos de saúde. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas