Gaudium news > Via Sacra dos Surdos acontece em Brasília

Via Sacra dos Surdos acontece em Brasília

Brasília (Quinta-feira, 09-04-2015, Gaudium Press) Em Brasília, a 7ª edição da Via Sacra dos Surdos, a ser encenada nesse próximo sábado, 11 de abril, às 16h, no Ginásio Poliesportivo do Cave, no Guará II, deverá contar com a presença de mais de 2 mil pessoas.

via_sacra_de_surdos_2015.jpg

Com duração de quatro horas, a apresentação conta a história da prisão, morte e ressurreição de Cristo usando a Linguagem de Sinais (Libras).

Neste dia, a representação teatral ocorrerá com o auxílio de intérpretes para realizar a tradução simultânea para aqueles que não possuem conhecimento em Libras.

A estrutura do local terá pontos de acessibilidade de cadeirantes e demais deficientes físicos, além de audiodescrição para deficientes visuais e arquibancadas e telões para atendimento a idosos, crianças e pessoas com dificuldade de locomoção.

No total, aproximadamente 170 pessoas estão envolvidas neste projeto, sendo 127 atores com necessidades especiais.

Segundo Coordenador Geral da Via Sacra de Surdos, Pedro Morais, que é surdo e que na peça, é o intérprete de Jesus há sete anos, disse que o intuito “é mostrar para a sociedade que as pessoas surdas, como outras pessoas com deficiências, também são agentes evangelizadores”.

Iniciada em 2009, a Via Sacra dos Surdos surgiu quando um pequeno grupo que fazia parte da Pastoral Arquidiocesana dos Surdos de Brasília havia feito uma apresentação da Paixão de Cristo para surdos de diversas comunidades da Capital Federal. Desde então, a encenação ganhou repercussão e se tornou tradição entre os católicos de Brasília.

Ainda conforme os organizadores, mesmo com o fato dos ensaios começarem seis meses antes da apresentação, o trabalho de produção chega a durar quase um ano.

“Os ensaios, geralmente, têm início em outubro e vão até a véspera do evento. Mas a produção do ano seguinte é pensada quase que ao mesmo tempo em que finalizamos a apresentação daquele ano. Roupa, roteiro, local, personagens, tudo”, explicaram. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Brasília

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas