Gaudium news > Arcebispo de São Paulo fala da ressurreição de Jesus em artigo

Arcebispo de São Paulo fala da ressurreição de Jesus em artigo

São Paulo (Quinta-feira, 09-04-2015, Gaudium Press) “Quando Jesus ressuscitado aparece aos apóstolos, saúda-os com estas palavras: ‘a paz esteja convosco!’ (Lc 24,36; Jo 20, 19.26)”, escreve o Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, em seu mais recente artigo. “Poderia ser apenas uma saudação normal, que também nós usamos hoje com frequência: shalom! Paz, irmão! Mas não se trata disso.”

O Arcebispo de São Paulo convida os leitores a pensar na situação dos apóstolos e nos demais discípulos que acompanharam Nosso Senhor Jesus Cristo até sua morte na cruz e que depois o viram ressuscitado.

“E eles, diante de Jesus que lhes aparecia e falava, também tinham lá seus motivos para estarem perturbados e sem paz: como crer logo naquilo que estavam vendo diante de si? Um fantasma? Uma ilusão? Um morto que volta a lhes falar?”

Segundo Dom Odilo, “todos eles, à exceção de João, tinham escapado, abandonando Jesus durante os momentos mais trágicos e dolorosos no caminho do Calvário e junto da cruz. Talvez temessem cobranças e repreensões de Jesus. No entanto, as palavras de Jesus são de paz”.

São Marcos, em seu evangelho, descreve a repreensão de Jesus diante da “falta de Fé e pela dureza de coração” de seus apóstolos, “, porque não tinham acreditado naqueles que o tinham visto ressuscitado”.

Contudo, “se Jesus ressuscitado oferece a paz aos seus amigos, isso tem um significado novo”, pois “devem saber que ele mesmo está novamente com eles; está vivo”, “fala com eles e suas palavras tranquilizam e fazem com que o reconheçam”

“Mas diante deles estava o Cristo transfigurado pela glória divina, vivo e sereno. Isso causou impacto, do mesmo jeito que o encontro com a glória de Deus: a primeira reação é o susto, medo, o pavor. Jesus tranquiliza: ‘sou eu, não precisam ter medo!’ (cf Lc 24, 36-39).”

Ainda conforme o purpurado, “Jesus Cristo ressuscitou para manifestar a glória e o poder de Deus: não um poder de vingança e de condenação”, uma vez que Deus “é soberano no amor, na misericórdia e no perdão”.

“A paz de Jesus ressuscitado aos apóstolos é o fruto do perdão pleno, da verdade que não engana e da certeza de que ele está de novo com os seus e os acompanha nas jornadas missionárias, às quais os envia. Ele os faz suas testemunhas, com plena certeza e vigor. Não deve persistir nenhuma dúvida em seus corações. Só assim eles irão anunciar e testemunhar o Evangelho com vigor”, completou.

No fina, Dom Odilo disse que “essa mesma paz o Senhor ressuscitado continua dando à sua Igreja e a toda humanidade, que se abre ao anúncio do Evangelho”. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de São Paulo

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas