Mais de 2 mil religiosos participam de Congresso Nacional da Vida Consagrada
Aparecida – São Paulo (Quinta-feira, 09-04-2015, Gaudium Press) Cerca de 2 mil religiosos vindos de diversas regiões brasileiras vêm participando do Congresso Nacional da Vida Consagrada, iniciado nesta terça-feira, 7 de abril, no entro de Eventos Padre Vitor Coelho, em Aparecida.
“Assumir o núcleo identitário da Vida Consagrada: Atitude Profética, Processo Mistagógico” é o tema do evento, que também leva o lema “Não ardia o nosso coração quando Ele nos falava pelo caminho?” (Lc 24,32).
O encontro é inspirado na temática do Ano da Vida Consagrada proposta pelo Papa Francisco, “Vida Consagrada na Igreja hoje: Evangelho, Profecia e Esperança”.
No primeiro dia, o Cardeal Arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, Dom Raymundo Damasceno Assis, agradeceu pela presença do público, bem como aos que vivem sua vocação nas diversas realidades.
“A Igreja deve um tributo de gratidão pelo trabalho incansável no campo da pastoral, educação, saúde; na atenção aos pobres e marginalizados; na promoção e defesa da vida; na promoção da paz e do bem comum de todo o povo brasileiro”, disse.
Além de ressaltar os santos venerados pelo país, que testemunharam sua Fé como consagrados e representam assim o tesouro da Vida Consagrada, convidou os fiéis a renovar o compromisso de fidelidade missionária.
Por sua vez, o Arcebispo de Porto Alegre e bispo referencial para a Vida Consagrada no Brasil, Dom Jaime Splenger, acredita que a história da Igreja do Brasil devia ser escrita com base na Vida Religiosa Consagrada, pois a ardência do coração é própria de quem já fez a experiência de Jesus Cristo. “Precisamos ser na Igreja uma vida consagrada que aqueça corações e testemunhe; que não tenhamos medo de ser quem somos e amar o que fazemos”. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações CNBB
Deixe seu comentário