Gaudium news > Jornada do Apostolado Secular em Madri trata sobre os desafios da Nova Evangelização

Jornada do Apostolado Secular em Madri trata sobre os desafios da Nova Evangelização

Madri – Espanha (Quinta-feira, 09-04-2015, Gaudium Press) A Arquidiocese de Madri se prepara para realizar uma nova Jornada do Apostolado Secular na qual refletirá sobre os desafios que a Nova Evangelização apresenta para a Igreja, especialmente quanto ao testemunho cristão no mundo e a missão dos leigos. A edição número 15 deste encontro, que ocorrerá no próximo sábado, 11 de abril, no Colégio Valdeluz da capital espanhola, terá como lema “Leigos em meio ao mundo, alegres em missão”.

Jornada do Apostolado Secular em Madri trata sobre os desafios da Nova Evangelização 1.jpg

A abertura da jornada, marcada por uma Celebração Eucarística às 10h, estará a cargo de Dom Carlos Osoro, Arcebispo de Madri. Após ele, às 11h15, o sacerdote e jornalista Manuel María Brú, que foi Delegado Episcopal de Meios de Comunicação Social da diocese madrilenha e é o atual Vigário paroquial de São Jerônimo de Madri, oferecerá a conferência central “Leigos em meio ao mundo, alegres em missão”; da qual seguirá um debate e vários encontros por grupos.

Na parte da tarde, a partir das 16h30, estará dedicada a uma mesa redonda com o tema “Testemunho cristão no mundo universitário”, na qual intervirão Ana García Mina Freire, Vice-diretora de Serviços à Comunidade e Estudantes; Clemente López González, Vice-reitor de Investigação e Organização da Universidade Francisco de Vitoria; e Maria do Rosário Sáez Yuguero, Reitora da Universidade Católica de Ávila. A jornada concluirá com oração das Vésperas.

Esta iniciativa, na qual se espera a partição das associações e movimentos leigos da Diocese, assim como os seculares das diversas comunidades paroquiais, é organizada pela Delegação Episcopal de Apostolado Secular. Seu objetivo, além de apresentar os desafios que significam a Nova Evangelização para a Igreja, é o de facilitar “a reflexão, o testemunho, a comunicação e a experiência gozosa de Cristo em nossa vida; e abrir espaços para o testemunho para que os leigos comuniquem a alegria de sua Fé”, como sublinha a Delegação de Apostolado Secular em informação sobre a jornada.

“Esta é a missão, a isto os convido, a levar a alegria do Evangelho, que quer dizer sair à cidade ir ao encontro, falar de Jesus, escutar as pessoas, não ter as portas fechadas, viver responsavelmente na rua, convidar a conversão pessoal”, continua a Delegação citando palavras de Dom Osoro.

Esta jornada, a mais importante para o Apostolado Secular a nível diocesano, também tem uma finalidade social e solidária, posto que a coleta da Eucaristia que presidirá o Arcebispo de Madri estará destinada para as pessoas de baixos recursos econômicos.

A Delegação de Apostolado Secular de Madri é um lugar de encontro e coordenação dos diversos movimentos e associações laicais da Igreja particular. Seu objetivo é o de fomentar e potencializar o Apostolado Secular dentro da Diocese, assim como impulsionar o testemunho cristão e a dimensão pública da Fé a partir do laicado, e difundir o Magistério sobre os leigos.

Jornada do Apostolado Secular em Madri trata sobre os desafios da Nova Evangelização 2.jpg

A Delegação foi posta em marcha anos atrás pelo hoje Arcebispo Emérito de Madri, Cardeal Antonio María Rouco Varela, que buscou tornar realidade o assinalado pelo Concílio Vaticano II: “Do trato familiar entre os leigos e os Pastores se podem esperar muitos bens para a Igreja; atuando assim, nos leigos se desenvolve o sentido da própria responsabilidade, se favorece a alegria, e as forças dos leigos se unem mais facilmente à tarefa dos Pastores. Estes, ajudados por leigos competentes, podem julgar com maior precisão e capacidade tanto as realidades espirituais como as temporais, de maneira que toda a Igreja, fortalecida por todos seus membros, realize com maior eficácia sua missão para a vida do mundo”. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas