Gaudium news > Catedral de Hong Kong acolhe os restos mortais dos seus Bispos

Catedral de Hong Kong acolhe os restos mortais dos seus Bispos

Hong Kong – China (Quarta-feira, 08-04-2015, Gaudium Press) A Catedral de Hong Kong recebeu em uma solene cerimônia os restos mortais de dois dos seus Bispos, que foram sepultados em frente do altar da Capela da Missão. Desta maneira os prelados Dom Luigi Piazzoli e Dom Lorenzo Bianchi se uniram aos Vigários Apostólicos e Bispos cujos corpos descansam na Catedral.

A chegada das cinzas dos prelados no mês de fevereiro foi possível graças a colaboração do Pontifício Instituto de Missões Estrangeiras ao qual pertenciam os Bispos. A cerimônia de sepultura solene foi presidida pelo Cardeal John Tong e concelebrada pelo Cardeal Joseph Zen, Bispo emérito, e os Bispos auxiliares Dom Michael Yeung Ming-Cheung, Dom Joseph Ha Chi-shing e Dom Stephen Lee Bollo-san. Participaram ainda o Superior regional do PIME, Padre Franco Cumbo e o Superior adjunto Padre Luigi Bonalum.

O Cardeal Tong recordou o legado dos Bispos Missionários na vida da Igreja em Hong Kong, caracterizada por ser a “ponte” de acesso à China continental. Os Bispos foram protagonistas de um notável crescimento da Igreja, assim como da chegada de várias Congregações religiosas ao território.

Os prelados também se destacaram por seus trabalhos caritativos em favor dos necessitados e a povoação de trabalhadores migrantes. A preocupação dos prelados pela evangelização da China foi notória e o cado de Dom Bianchi marcada pela angustiosa situação da liberdade religiosa após a chegada do comunismo ao país, o qual motivou sua oração todos os dias inclusive depois de seu retorno a Itália.

Dom Piazzoli foi enviado a Hong Kong como sacerdote missionário em 1869 e nomeado Bispo em 1895. Ocupou esta Sé Apostólica até 1904, quando teve que viajar para a Itália por seu grave estado de saúde, falecendo nesse país no mês de dezembro. Dom Bianchi chegou a Hong Kong em 1923, um ano depois de ter sido ordenado sacerdote. Foi nomeado Bispo auxiliar em 1949 mas permaneceu preso na China continental até 1952, ano em que pode assumir seu ministério episcopal. Retornou para a Itália em 1969 e a Sede foi assumida pelo primeiro Bispo nativo de Hong Kong, Dom Hsu. Mons. Bianchi faleceu no dia 13 de fevereiro de 1983. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas