Quase cinco mil pessoas receberam o Batismo na França durante a Vigília Pascal
Paris – França (Segunda-feira, 06-04-2015, Gaudium Press) A Vigília Pascal de 2015 na França permitiu que 4911 jovens e adultos recebessem o sacramento do Batismo. O número significa um aumento de 30% nos últimos cinco anos e confirma a tendência de crescimento do Batismo de adultos maiores de 18 anos, que chegaram nesta oportunidade à cifra de 3790 pessoas.
Os adultos batizados nesta Páscoa são em sua maioria (55%) jovens de 20 a 35 anos, segundo informou a Conferência de Bispos Católicos da França. Os adolescentes de 12 a 18 anos que receberam o sacramento somaram 1011 pessoas. Eles receberam cursos especiais de formação na Fé em escolas e capelanias em todo o país.
Os catecúmenos nos recordam a novidade da Fé
Os adultos não só recebem o Batismo. Após um processo de dois anos de formação, os admitidos na Fé recebem os sacramentos de iniciação cristã (Batismo, Eucaristia e Confirmação) e são acolhidos pelas comunidades locais, onde se promove o acompanhamento aos novos fiéis.
De fato, algumas Dioceses levaram a cabo campanhas específicas para promover este sacramento, e a Diocese de Lucon dedicou um ano especial a esta tarefa, acompanhada de uma atividade publicitária dedicada a recordar aos católicos a imensa importância de sua identidade batismal. “O significado do Batismo vai muito além da simples integração em uma comunidade”, recordou o Bispo de Lucon, Dom Castet. “Nos configura a Cristo e nos dá a graça de viver na Fé. Com Ele, nos leva a rejeitar o mal e a viver desde já como filhos da luz esperando o encontro definitivo”.
Para o prelado, o Batismo dos adultos é um exemplo valioso para os fiéis que viveram desde sempre a Fé Católica: “A secularização profunda que chega ao nosso mundo faz ironicamente aparecer a mensagem de Cristo como uma novidade incrível aos que estão distantes”, explicou. “Enquanto que em nosso país o Evangelho se recebe às vezes como um discurso desgastado, os catecúmenos nos convidam a compreender mais profundamente sua novidade”. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário