Gaudium news > Turim se converte na “Capital da Fé” em 2015

Turim se converte na “Capital da Fé” em 2015

Turim – Itália (Quinta-feira, 02-04-2015, Gaudium Press) Este ano de 2015 é um ano especial para a Arquidiocese de Turim, na Itália, já que se dispõem a viver três grandes acontecimentos: a exposição extraordinária do Santo Sudário -evento que iniciará no próximo dia 19 de abril e se estenderá até o dia 24 de junho-, o Bicentenário do nascimento de São João Bosco, que se comemora no dia 16 de agosto, e a visita do Papa Francisco nos dias 21 e 22 de junho.

Turim se converte na _Capital da Fé_ em 2015 1.png

O Arcebispo de Turim, Dom Cesare Nosiglia, em entrevista à Zenit, se referiu aos três grandes eventos: “Um dos elementos que reúne a Ostentação do Sudário, o Bicentenário do nascimento de São João Bosco e a visita do Papa Francisco, é a cidade de Turim, que é uma boa razão para considerá-la como uma verdadeira ‘capital da Fé'”. Diz, ainda, que esta intensa sequência de eventos “ressaltará esta vocação de nossa cidade, uma vocação que iniciou de longe, selada com a pregação e a ação de tantos Santos que fizeram de Turim uma terra fértil”.

Ao falar sobre o significado que tem a exposição do Santo Sudário e a celebração dos 200 anos de Dom Bosco, não somente para a Igreja que peregrina em Turim, o prelado italiano diz que existe uma coincidência entre a palavra e a ação de São João Bosco e a mensagem que Jesus quer transmitir através da contemplação do Sudário; “os dois levam consolo e ânimo a quem tem fadiga, os dois querem expressar a mais profunda solidariedade à humanidade que sofre”, diz.

“Deus, feito homem, chegou ao ponto de entrar na solidão extrema e absoluta do homem, onde não chega o raio de amor, onde reina o abandono total sem palavra nem consolo. Jesus, que permanece na morte, passou a porta desta solidão última para guiar-nos também a passá-la com Ele (…) Aqui está a grandeza do projeto divino diante da debilidade humana: a morte não é a mesma depois que Cristo cruzou. O Santo Sudário fala precisamente do momento no qual Cristo entra na morte. Nos mostra que inclusive esse lugar é habitado pela sua presença. Nos mostra que Ele nos pode acompanhar também ali”, prossegue o Arcebispo de Turim.

Em outro momento o prelado também fala sobre a importância do lema escolhido para a exposição do Santo Sudário desde ano de 2015, ‘O amor maior’, que justamente foi concedido pelo Papa Francisco em união com as comemorações do Bicentenário do fundador da Família Salesiana. “A visita do Papa dará um precioso selo à Ostentação de 2015, cujo lema é ‘O amor maior’ para sublinhar o profundo vínculo entre o amor de Deus por nós -por cada um de nós- e o amor, a caridade, a qual somos chamados a viver no serviço aos irmãos”.

Turim se converte na _Capital da Fé_ em 2015 2.png

Finalmente, referindo-se à presença do Papa Francisco em Turim, Dom Nosiglia assegura que a Igreja particular “aprenderá muito de sua mensagem de caridade e amor, como aprenderá também de seu exemplo, de seu testemunho, de cada um dos peregrinos que virão aqui para meditar sobre a dramática realidade da Paixão e morte de Jesus”. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas