Papa vai à Penitenciária de Rebibbia para a cerimônia do Lava-pés
Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 02-04-2015, Gaudium Press) – O Papa Francisco escolheu o complexo penitenciário de Rebibbia, na periferia de Roma, para celebrar a Missa da Ceia do Senhor.
Na Quinta-feira Santa, esta celebração abre as cerimônias litúrgicas do Tríduo Pascal. Junto com esta celebração de abertura está incluído o rito do Lava-pés.
Em 2013, pouco tempo depois de ser eleito, neste mesmo tempo litúrgico, Francisco esteve na prisão para menores de Casal del Marmo. Portanto, esta não é a primeira vez que ele celebra esta Missa e a cerimônia do Lava-pés em uma prisão.
No ano passado, 2014, pelo mesmo motivo, ele esteve no Centro Santa Maria da Providência, que recebe enfermos e desvalidos.
O Papa voltará a lavar e beijar os pés de 12 detentos, seis deles são mulheres, Entre os seis homens, um é brasileiro. As cerimônias e encontros serão realizados na Igreja do Pai-Nosso, que fica no interior do complexo penitenciário. Na ocasião o Pontífice vai estar com 150 mulheres detentas. Quinze delas terão consigo seus filhos.
Com sua atitude, o Papa Francisco procura relembrar o gesto de Nosso Senhor narrado no capítulo 13 do Evangelho de São João quando, antes de entregar sua vida por nossa salvação, lavou os pés dos discípulos e os beijou para mostrar a eles que quem celebra a Eucaristia tem que se colocar a serviço, e a serviço de modo humilde. (JSG)
Deixe seu comentário