Senado da Espanha solicita que a Semana Santa seja declarada Patrimônio da Humanidade
Madri – Espanha (Terça-feira, 31-03-2015, Gaudium Press) O Senado da Espanha aprovou em plenária dos dias 24 e 25 de março uma iniciativa que pede ao Governo solicitar de maneira formal a inclusão das tradições de Semana Santa na lista do Patrimônio Cultural da Humanidade. Espanha conta com uma arraigada tradição de expressões culturais, procissões, obras de arte e organizações dedicadas a preservar os ritos e costumes dos dias santos que comemoram os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.
No comunicado sobre a aprovação da proposta, o porta-voz de Cultura do Grupo Parlamentário Popular e Senador Alberto Gutiérrez, expressou que a riqueza cultural vai além dos elementos materiais e que “o que se tenta proteger com esta moção é esse patrimônio que se tem sucedido de geração em geração”, segundo informou a Zenit. Os legisladores pediram então ao Governo “apoiar e defender nas instâncias internacionais oportunas, a candidatura da cultura da Semana Santa na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO”.
As centenárias expressões da Fé Católica espanhola de fato tem dado forma às numerosas Confrarias, encarregadas de garantir a transmissão das tradições às novas gerações e a preservação dos elementos necessários para as mesmas, assim como manter a inspiração religiosa e a profundidade de cada uma das manifestações de Fé.
“Não podemos esquecer que a celebração da Semana Santa de algumas cidades espanholas tem a declaração de Bem de Interesse Cultural que lhes outorga uma maior proteção, ou do Bem de Interesse Turístico Nacional ou Internacional, que lhe proporciona uma maior promoção”, assinalou o Senador. Cada região da Espanha tem suas próprias expressões de Fé associadas à Semana Santa e a rica tradição de procissões permite que milhões de fiéis venerem imagens religiosas que são ainda reconhecidas obras de arte com mais de cinco séculos de antiguidade e que foram concebidas expressamente para estas celebrações.
Em um plano material e administrativo, o legislador recordou que as tradições da Semana Santa oferecem grandes benefícios ao país, como “o turismo cultural que se move ao redor” e que “tem uma grande repercussão no mercado de trabalho”. Calcula-se que por volta de 32 milhões de pessoas que viajaram para a Espanha no último ano se classificam como “turistas culturais”. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário