Peregrinação quaresmal pelos templos de Roma é concluída na Basílica de Santa Maria Maior
Roma – Itália (Terça-feira, 31-03-2015, Gaudium Press) Sacerdotes e fiéis de fala inglesa em Roma, Itália, estão a ponto de concluir a peregrinação pelas “Igrejas Estação”, uma antiga prática que começa na Quarta-feira de Cinzas e é concluída na Quarta-feira Santa e que envolve numerosos templos dedicados em sua maioria aos mártires. Na atualidade as Escrituras desta forma de peregrinação se celebram logo pela manhã e constituem uma forma de redescobrir os tesouros espirituais da Cidade Eterna.
O costume de assistir aos templos -que seguem uma ordem determinada- provêm da legalização mesma da prática da Fé Cristã, quando os crentes puderam assistir finalmente livres a seus templos e começaram a celebrar as principais memórias litúrgicas nos lugares mesmos onde se comemoravam os fatos. Os templos romanos preservam as relíquias dos mártires e conservavam a história até então clandestina dos primeiros séculos da Igreja.
O Pontifício Colégio Norte-americano em Roma teve o interesse de voltar a praticar esta tradição, que com o tempo adquiriu uma ordem específica e uma estrutura formal. Segundo explica em sua página web, a peregrinação já contava com uma lista determinada de templos no Século V e os cristãos uniam a mesma a prática do jejum, dando o nome de “estações” aos templos para associar a prática quaresmal à disciplina militar.
A lista teve algumas mudanças nos séculos posteriores mas já tinha sua forma atual para o Concílio de Trento em 1545. “Nos últimos séculos, duas das estações originais se perderam”, relata o Pontifício Colégio. “A igreja de Santo Agostinho tomou o lugar de São Trifón, um templo mais antigo que esteve alguma vez em um lugar próximo. A segunda igreja perdida é a de São Ciriaco, que se levantava originalmente perto das Termas de Diocleciano”. Agora em ruínas, o templo foi substituído por Santa Maria em Via Lata.
Os peregrinos atuais contam com um mapa de localização para serviços de GPS e um horário de saída do Pontifício Colégio Norte-americano. As Missas de toda Quaresma foram celebradas de acordo com o tradicional itinerário, com exceção das Missas de Domingo. Da mesma forma, o percurso não inclui as Eucaristias e ainda celebrações do Tríduo Pascal. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário