Gaudium news > Acusador do bispo auxiliar de Bogotá se retrata de afirmações

Acusador do bispo auxiliar de Bogotá se retrata de afirmações

Bogotá (Segunda, 03-08-2009, Gaudium Press) “Eu, Feliz María Piñeros Barrios (…) declaro ter feito no passado afirmações por meio de meios de comunicação e pela internet contra o monsenhor José Roberto Ospina Leongómez, bispo auxiliar de Bogotá, que lesaram e continuam lesando seu bom nome e honra. Sou consciente de que tais afirmações e declarações, além de ter causado danos a sua condição sacerdotal e episcopal, geraram danos também à Igreja Católica…”.

Assim consta da Ata de Conciliação – datada do dia 26 de junho e tornada pública somente no fim de semana, na última edição do semanário El Catolicismo – em que o acusador do bispo auxiliar de Bogotá admite ter inventado acusações de abuso sexual. “Por não serem corretas as afirmações feitas, me retrato delas e digo que não correspondem à verdade”.

As acusações versavam sobre supostos atos sexuais abusivos cometidos na época em que monsenhor Ospina era aluno do Instituto Tihamer Toth, do qual Piñeros também era aluno. “É falso – continua outro trecho da confissão – que eu tenha sido vítima de conduta sexual imprópria de Roberto Ospina Leongómez ou que tenha sido testemunha de abuso cometido a outro, nem mesmo a um menor”.

Junto a Félix Piñeros, haviam se somado contra o bispo das declarações de outro ex-aluno do instituto, José Antonio Tavera. Na retratação, Piñeros esclarece: “Afirmo que não me consta que seja certo nenhum dos fatos que em relação a Roberto Ospina Leongómez divulgou por sua vez o senhor José Antonio Tavera Castillo”.

“Lamento os danos que causei, com estas afirmações falsas, tanto a monsenhor José Roberto Ospina como à Igreja Católica. Com esta retratação busco restabelecer a verdade e sanar de alguma forma o dano à honra e ao bom nome de monsenhor Ospina Leongómez, à imagem da Igreja Católica e a do Instituto Tihamer Toth”, conclui o texto.

Em declarações também ao semanário El Catolicismo, órgão oficial da arquidiocese de Bogotá, monsenhor Ospina agradece às manifestações de solidariedade.

“Nunca imaginei o carinho de tantas pessoas que, tão logo se inteiraram do escândalo, me expressaram sua indignação e repúdio a tão infames acusações. Não tenho palavras para agradecer a todos a solidariedade, às demonstrações de afeto, o apoio que recebi, a confiança que mantiveram sempre em que algum dia apareceria a verdade e que se demonstraria minha inocência. A todos que o senhor recompense com amizade, presença, incondicionalidade”, afirmou o prelado.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas