“Caminho de dor, Rota de Esperança” é o lema da Diocese de Madri para a Semana Santa
Madri – Espanha (Sexta-feira, 27-03-2015, Gaudium Press) Como antessala aos eventos religiosos que acolherá a capital espanhola por ocasião da Semana Santa, nesta sexta-feira, 27, -conhecida como ‘Sexta-feira de Dores’-, se levará a cabo a Via Sacra Madri 2015. “Caminho de dor, Rota de Esperança” é o lema que a Diocese madrilenha escolheu este ano para abrir os atos da celebração da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.
O evento, que começará às 17h e culminará às 21h, se levará a cabo em várias igrejas da cidade que são sede dos Passos que habitualmente peregrinam por Madri durante a Semana Santa. A razão disso, as meditações em torno da morte de Jesus se farão com a ativa participação das Confrarias da capital, que se unem para colocar em prática esta iniciativa e realizar cada uma das estações da Santa Via Sacra.
Todo o percurso será presidido pelo Arcebispo de Madri, Dom Carlos Osoro, que acompanhará o caminho de dor e guiará a reflexão tomando como base das dores dos madrilenhos. De acordo com a Arquidiocese de Madri, a cada estação da Via Sacra se “atribui pedir especialmente por uma das dores que afligem a muitos madrilenhos -a prisão, mulheres maltratadas, sem teto, cárcere, gravidez com dificuldades, anciãos”. Dores que serão vividas “na esperança do amor revelador de Deus ao homem através de seu sofrimento”, e pelos quais se orará e “se realizará uma coleta durante a Via Sacra”, como acrescentou a Delegação de Atos Públicos da Diocese madrilenha.
“A partir da Delegação de Atos Públicos, coordenadores do ato junto com o Conselho Diocesano de Confrarias e Irmandades, queremos convidar a cada cidadão a assistir a Via Sacra que mais lhe convenha, a acompanhar a Jesus Cristo em sua Paixão e Morte, e também a pôr seus sofrimentos aos pés da Cruz de Cristo”, convidam.
Este caminho da dor começará na Paróquia São Raimundo Nonato, casa da Irmandade e Confraria dos Nazarenos do Santíssimo Cristo do Perdão e Maria Santíssima da Misericórdia. Seguirá posteriormente pela Capela do Colégio Calasancio com a Real Irmandade e Confraria de Nazarenos de Nosso Pai o Divino Cativo; a Arquiconfraria Primária da Real e Ilustre Escravidão de Nosso Pai Jesus Nazareno de Medinaceli na Basílica Jesus de Medinaceli; e depois na Igreja do Santíssimo Cristo com a Irmandade do Silêncio e Confraria de Nazarenos do Santíssimo Cristo da Fé, Nosso Pai Jesus do Perdão e Maria Santíssima dos Desamparados.
O caminho seguirá depois pela Paróquia de São Sebastião, a Paróquia de Santa Cruz, a Igreja ca Conceição Real de Calatrava, a Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, com suas respectivas irmandades e confrarias; para alcançar posteriormente a Real Colegiata de Santo Isidoro e Nossa Senhora do Bom Conselho, a Igreja de São Pedro o Velho e a Basílica Pontifícia de São Miguel. A Via Sacra culminará no Seminário Diocesano de Madri.
A abertura oficial da Semana Santa será no próximo dia 29 de abril, Domingo de Ramos, com a bênção e procissão de palmas e ramos presidida pelo Arcebispo de Madri às 11h30 no Átrio da Catedral da Almudena, de onde partirá uma procissão até a Catedral onde às 12h se celebrará a Santa Missa.
Além disso, às 12h do dia 31 de março, Terça-feira Santa, se celebrará a Missa Crismal na Catedral e na quarta-feira 1º de abril, a tradicional Via Sacra que ocorre a cada ano na Semana Santa no templo capitalino. Já na quinta, sexta, sábado santo e domingo de Ressurreição, a Catedral madrilenha acolherá o solene Tríduo Pascal. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário