Gaudium news > Anunciação do Senhor: Coral da Catedral de Florianópolis apresenta o hino Akáthistos

Anunciação do Senhor: Coral da Catedral de Florianópolis apresenta o hino Akáthistos

Florianópolis – Santa Catarina (Quarta-Feira, 25/03/2015, Gaudium Press) A Catedral Metropolitana de Florianópolis, no Estado de Santa Catarina, juntamente com o Coral Santa Cecília, realiza hoje, dia 25 de março, a tradicional celebração mariana da Solenidade da Anunciação do Senhor, com a apresentação do hino Akáthistos, em honra da Mãe de Deus.

Segundo a assessoria de imprensa da arquidiocese de Florianópolis, o Akáthistos é uma palavra grega que significa “não sentado”, indicando a forma como deve ser cantado: de pé. O hino enfatiza o momento em que Maria recebeu o anúncio de que havia sido escolhida para gerar o Salvador, permanecendo virgem.

O evento é realizado no dia 25 de março, faltando exatamente nove meses antes do nascimento de Jesus Cristo, no Natal, no dia 25 de dezembro. A celebração será presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Wilson Tadeu Jönck, às 19h30. Todas as pessoas são convidadas a participar, em especial as congregações religiosas e movimentos que ostentam o nome de Maria.

Ainda de acordo com a assessoria, em 1987, Ano Mariano, quis o Papa João Paulo II, que esse hino fosse cantado em todas as catedrais do mundo. Na Catedral de Florianópolis, o Akáthistos foi introduzido por Dom Murilo Krieger, então Bispo-Auxiliar, hoje Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, o qual confiou sua execução ao Coral Santa Cecília. E desde então vem sendo cantado anualmente, sempre no dia da Anunciação do Senhor.

A Catedral Metropolitana de Nossa Senhora do Desterro e Santa Catarina de Alexandria fica localizada na Rua Padre Miguelinho, número 55, no Centro de Florianópolis. Mais informações pelo telefone (48) 3224-3357.

História

No século VI, no Oriente, começou a ser cantado o hino Akáthistos – palavra grega que significa não sentado, de pé. Trata-se do mais célebre hino mariano, a mais bela composição mariana do rito bizantino, “um esplêndido hino” (João Paulo II, 25.3.88).

Akáthistos canta o mistério da encarnação salvífica do Verbo de Deus, descreve a maternidade de Maria e canta seu papel no mistério de Cristo e da Igreja. Não é possível precisar o autor desse hino. Certamente trata-se de um grande poeta, um eminente teólogo, um profundo contemplativo. O autor teve o mérito de traduzir, numa oração, a síntese da fé que a Igreja dos primeiros séculos professava a Maria. Tudo indica que esse hino, cujo original é em grego, tenha sido composto entre a segunda metade do século V e os primeiros anos do século VI, em Constantinopla. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas