Gaudium news > Curitiba reuniu 250 pessoas em Seminário da Comissão de Bioética da CNBB

Curitiba reuniu 250 pessoas em Seminário da Comissão de Bioética da CNBB

Curitiba – Paraná (Quarta-Feira, 25/03/2015, Gaudium Press) Organizado por vários setores da Igreja do Paraná e coordenado pela Comissão Nacional de Bioética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Seminário da Comissão de Bioética terminou no último domingo com a participação de cerca de 250 pessoas de diversas regiões do Brasil.

O evento, que foi realizado no Auditório Gregor Mendel da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), em Curitiba, ocorreu junto com a 6ª Jornada Interdisciplinar de Pesquisa em Teologia e Humanidades da PUC.

A abertura do encontro, que se deu com a conferência sobre o tema “Evangelium Vitae na perspectiva do magistério da Igreja”, contou com presença do Arcebispo de Utrecht – Holanda e membro da Pontifícia Academia para a Vida, Cardeal William Eijck.A atividade reuniu agentes das Comissões estaduais e regionais de Vida e Família e Pastoral Familiar, docentes de teologia e bioética, pós-graduandos de teologia e bioética, bem como profissionais das áreas da saúde, jurídicas, sociais e humanas.

A principal motivação do evento foi celebrar reflexivamente os 20 anos da Encíclica Evangelium Vitae, escrita por São João Paulo II, com reflexão pastoral e acadêmica que permitiu revelar o contexto do documento, sua atualidade e as perspectivas futuras de desenvolvimento dos temas propostos durante o seminário.

No segundo dia de encontro, com coordenação do presidente da Comissão Vida e Família da CNBB, Dom João Carlos Petrini, e com a presença do presidente do Pontifício Instituto João Paulo II para Estudos sobre o Matrimônio e Família (Roma), professor Dr. Livio Melina, aconteceu mais uma conferência, desta vez com o tema “Civilização do amor e da vida”.

Já no domingo, último dia do evento, foi realizada a conferência “Evangelium vitae e questões populacionais”. Houve ainda, na parte da tarde, a conferência com o tema “Lei moral e lei civil”. Por fim, aconteceu um painel sobre “Igreja e Sociedade: Laicidade e Laicismo”. O encerramento do seminário se deu às 17h.

O Monsenhor Melina, que é natural de Adria, na Itália, veio ao Brasil especialmente para as celebrações da Encíclica Envagelium vitae. Ele possui doutorado em Teologia, e licenciatura em Filosofia e Teologia Moral. É professor visitante de universidades de Washington (Estados Unidos) e Melbourne (Austrália), além de ministrar palestras e conferências mundiais em países como França, Espanha, Grã-Bretanha, Suíça, Índia, México, Brasil e Chile. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas