Gaudium news > Igreja no Rio organiza programação para a Semana Santa

Igreja no Rio organiza programação para a Semana Santa

Rio de Janeiro (Quarta-feira, 25-03-2015, Gaudium Press) Na Arquidiocese do Rio de Janeiro, a Santa Missa de Domingo de Ramos inaugura a Semana Santa neste próximo domingo, 29 de março, às 9h, na Catedral de São Sebastião.

Igreja no Rio organiza programação para a Semana Santa.jpg

Neste dia, quando a Igreja Católica celebra a entrada de Nosso Senhor Jesus Cristo em Jerusalém, a cerimônia solene será presidida pelo Cardeal Arcebispo Dom Orani João Tempesta, que ainda concederá a bênção aos ramos dos fiéis, na parte externa da Catedral. Nessa parte, ocorre a saída da procissão dos ramos em direção ao interior do templo.

A programação da Semana Santa na Catedral do Rio continua na quinta-feira santa, 2 de abril, com duas cerimônias, sendo uma as 9h, que será a solene Missa do Crisma chamada “Missa da Sagração dos Santos Óleos”, quando Dom Orani fará a consagração dos óleos que serão utilizados no sacramento da Crisma e a benção dos óleos dos catecúmenos e dos enfermos, a serem usados em todas as 265 paróquias da cidade.

Nesta ocasião, os sacerdotes arquidiocesanos concelebram a Santa Missa com o Arcebispo e os bispos auxiliares, e ao mesmo tempo, renovam seus votos sacerdotais e o celibato.

No final da celebração, o purpurado entregará aos representantes dos sete Vicariatos Episcopais um frasco de cada um dos Santos Óleos (Crisma, Catecúmenos e Unção dos Enfermos) que posteriormente serão distribuídos pelas paróquias e utilizados nos sacramentos até a Quinta-feira Santa de 2016.

Já no período vespertino, a partir das 17h, será realizada a segunda cerimônia do dia, que será iniciada com o Tríduo Sagrado, na Solene Missa da Ceia do Senhor, quando será recordado a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio.

Além disso, ocorre o rito do lava-pés, onde Dom Orani lavará os pés de 12 homens.
Neste dia, a Catedral de São Sebastião permanecerá de portas abertas até a meia-noite para que os fiéis possam fazer orações ao Santíssimo Sacramento.

A sexta-feira santa começa na Catedral às 15h, com a solene função litúrgica comemorativa da Paixão e Morte de Cristo. Logo depois, às 18h30, haverá procissão do Senhor Morto pelas ruas do Centro, presidida por Dom Orani. Nesta data, serão levadas a relíquia do Santo Lenho, que é um fragmento da Cruz de Cristo, e as imagens do Senhor Morto e de Nossa Senhora das Dores, até os Arcos da Lapa. No local, acontece a encenação do “Auto da Paixão de Cristo”, às 19h.

No sábado santo, o Ofício das Leituras marca o dia de silêncio para os cristãos que aguardam a ressurreição de Cristo. O momento será feito na Igreja São Pedro Apóstolo, no Rio Comprido, às 9h, sendo que a Solene Vigília Pascal na Catedral começa às 20h.

A cerimônia solene acontece na parte externa da Catedral com a bênção do fogo, de onde será retirada uma chama que o Arcebispo do Rio usará para acender o Círio Pascal, simbolizando a luz do Cristo Ressuscitado.

Em seguida, a Vigília prossegue no interior do templo com o canto do anúncio da Ressurreição de Cristo, a renovação das promessas do Batismo e a Missa Solene.

No dia da Ressurreição do Senhor, Domingo da Páscoa, acontece uma Missa Solene às 10h, celebrada por Dom Orani, que ainda participa de um almoço promovido pela Pastoral Social da Catedral aos moradores de rua. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas