Bispos Católicos no Texas, Estados Unidos, celebram jornada de testemunho na vida pública
Austin – Estados Unidos (Quarta-feira, 25-03-2015, Gaudium Press) A Igreja Católica no estado de Texas, Estados Unidos, viveu uma jornada de testemunho cristão na dimensão pública: a Catholic Faith in Action Advocacy Day (Jornada de Defesa da Fé Católica em Ação). Neste dia, 24 de março, os Bispos se dirigiram ao Capitólio estatal acompanhados por milhares de voluntários católicos para levar a voz dos crentes aos legisladores. “A cidadania crente nos chama a nos envolvemos”, explicou a diretora de Preocupações Sociais da Diocese de Austin, Barbara Budde.
Segundo a diretora, a Igreja no Texas não teme participar da política. Os eventos do dia de Fé Católica em Ação foram “políticos mas não partidistas”, e buscaram o bem comum não através do apoio a uma filiação partidarista mas por meio da promoção de normativas positivas como as que impõem limites à prática do aborto. Os temas tratados pelos católicos com os legisladores incluíram assuntos de saúde, acesso à educação, apoio à família, dignidade humana, entre outros.
Os Bispos solicitaram aos fiéis que participassem com roupas de cor azul rei para fazer notar a presença católica e a todos os crentes unirem-se em oração pelo êxito da jornada. Uma das paroquianas que participou de edições anteriores, Theresa Stephens, referiu ao serviço informativo dos Bispos sua experiência de participação pública em defesa do testemunho cristão e confessou que se sentiu impressionada por “quão ativos são nossos sacerdotes e Bispos do Texas para insistir aos políticos votar pelo que é melhor de acordo com os ensinamentos católicos”.
Stephens recordou que os fiéis podem ser indiferentes diante de muitos temas porque ainda não os tocam diretamente, mas que a ação de cada um dos católicos pode criar “uma rede de segurança” para aqueles que enfrentam dificuldades e para os fiéis católicos mesmos que podem ver-se beneficiados em um futuro dos bens buscados para outros. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário