Basílica de Santa Maria Maior acolhe celebração pelos 20 anos da Evangelium Vitae
Roma – Itália (Terça-feira, 24-03-2015, Gaudium Press) Nesta tarde, na Basílica papal de Santa Maria Maior em Roma, será iniciada às 17h a celebração do Vigésimo aniversário da publicação da Encíclica ‘Evangelium Vitae’, o Evangelho da Vida, de São João Paulo II.
O objetivo da celebração é, além de recordar os frutos da encíclica, agradecer aos trabalhos da pastoral da vida, além de recordar o destino de todo ser humano, que é a vida eterna.
A comemoração é uma Vigília, que iniciará às 17h com uma explicação dos elementos artísticos dessa igreja relacionados com a vida. Às 18h se rezará um Rosário centrado na contemplação das passagens evangélicas vinculados ao tema da vida, durante o qual se intercalarão experiências dos fiéis. Seguirá, às 19h, a celebração eucarística presidida pelo Arcebispo Vincenzo Paglia, presidente do Pontifício Conselho para a Família.
Assim se expressou Dom Paglia sobre a Vigília: “O aniversário da encíclica e esta vigília que a recorda na véspera da Anunciação, revestem um significado especial porque se põem de manifesto o estreito laço entre o mistério da vida e a experiência familiar, feita de afetos e de relações. Defender a vida significa, pois, participar na aliança entre Deus, o homem e a mulher”.
Também em três dos mais importantes santuários do mundo se rezarão rosários dedicados à vida humana por ocasião desta efemérides: Fátima, Lourdes e Guadalupe, no marco da iniciativa “Um rosário abraça ao mundo”.
A Evangelium Vitae
A Carta Encíclica Evangelium Vitae (O Evangelho da Vida), sobre “o valor e o caráter inviolável da Vida Humana” tem data de 25 de março de 1995, solenidade da Anunciação do Senhor.
A Carta com claridade assinala as ameaças sobre a vida humana que os tempos atuais comportam, como por exemplo um eclipse do valor da vida, do sentido de Deus e do homem; uma ideia perversa da liberdade. Entretanto, assinala aos fiéis sinais de esperança e os convoca a um compromisso cristão em defesa da vida.
Além disso, a Encíclica oferece a mensagem cristã sobre a Vida humana, e afirma que é “na árvore da Cruz [onde] se cumpre o Evangelho da Vida. Particular menção faz sobre “o delito abominável do aborto”, “o drama da eutanásia”, e a necessidade de que a lei civil respeite os ditados da lei moral nessas matérias. A Carta Encíclica convoca a uma nova Cultura da vida humana, que anuncie, celebre e promova o Evangelho da Vida, e que faça que da família o “Santuário da vida”. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário