Gaudium news > Catedral do México realiza pregações sobre Santa Teresa de Jesus em preparação à Semana Santa

Catedral do México realiza pregações sobre Santa Teresa de Jesus em preparação à Semana Santa

Cidade do México – México (Terça-feira, 24-03-2015, Gaudium Press) A Catedral Metropolitana do México quis somar-se às celebrações pelo V Centenário de nascimento de Santa Teresa de Jesus que a Ordem do Carmelo comemora neste ano de 2015. É por isso que desde o dia 21 de fevereiro tomou como fonte de inspiração os textos da mística e doutora da Igreja para as pregações da Quaresma que vem sendo realizando aos sábados e são organizados pelo Venerável Capítulo da Catedral.Catedral do México realiza pregações sobre Santa Teresa de Jesus em preparação à Semana Santa.jpg

De acordo com o Padre Julián López, Cônego Teólogo da Catedral e que está guiando as pregações, Santa Teresa deixou um grande testamento espiritual que levou pelo caminho da santidade a outros célebres santos como São João da Cruz, Santa Teresinha do Menino Jesus e Santa Teresa dos Andes; uma herança que segue vigente apesar do passar dos séculos.

“Como Teresa é doutora da Igreja, não somente nos concentramos em sua experiência mística, mas nela como mestra da Igreja, como alguém que tem algo que ensinar à Igreja de hoje (…). Recordemos que em seu tempo, houve um momento em que vários livros foram proibidos e Jesus lhe revelou que lhe daria um livro vivo, dando a entender que o mesmo Cristo é o livro no qual ela deveria ler. Isto deu a Teresa uma valorização de sua própria biografia. O livro vivo é Jesus lido por ela, como a chave de sua existência em Jesus Cristo”, explicou o sacerdote ao Sistema Informativo da Arquidiocese do México (SIAME).

Desta maneira, as pregações giraram em torno aos temas: “O aposento onde um Rei se deleita”; “Somente podia pensar em Cristo como homem”; “Andar na verdade”; “Os olhos em seus esposos, ele os sustentará”; “A medida é a do amor”; “Ter uma santa ousadia, que Deus ajuda aos fortes”.

A primeira delas, como explica o Padre López, se concentrou na figura de Santa Teresa, que é vista com amor por Jesus e quer morar na alma preciosa dela. A segunda, por sua vez, é a resposta de Teresa a esse amor de Jesus a quem olha em sua humanidade para acessar a sua divindade. Na terceira meditação se abordou o tema da humildade vista a partir dos olhos da mística; e a quarta, esteve dedicada a Jesus que não abandona e libera de possessões e honras.

As duas restantes pregações farão referência sobre o amor mútuo que dá a plenitude e a fortaleza interior com a qual deve viver o cristão.

Todas estas meditações deixam ver a imensa riqueza espiritual de Santa Teresa de Jesus, sua grande visão e seu templo como reformadora de uma Ordem que com seu carisma segue dando frutos para a Igreja Católica.

As pregações têm tido tanta relevância por seu conteúdo que as Carmelitas Descalças no México solicitaram à Catedral Metropolitana para que as pregações sejam parte das homenagens que receberá a mística no país latino-americano quando se celebrem os 500 anos de seu nascimento no próximo dia 28 de março, data na qual terá lugar a última pregação quaresmal em torno da figura da santa carmelitana.

Santa Teresa de Jesus nasceu em Ávila, Espanha, no dia 28 de março de 1515 e faleceu no dia 04 de outubro de 1582. A santa, que levou adiante a reforma do Carmelo, deixou um importante legado espiritual que ficou para a posteridade graças a suas obras escritas. Entre seus escritos, que ainda são um guia no caminho espiritual rumo à santidade, se destacam “Caminho de Perfeição”, que dirigiu às monjas do mosteiro de São José de Ávila; e “As Moradas (Castelo Interior)”, que é um tratado sobre os níveis da vida interior na oração e os efeitos que ela deixa na alma. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas