Gaudium news > Florianópolis: 249ª Procissão do Senhor Jesus dos Passos

Florianópolis: 249ª Procissão do Senhor Jesus dos Passos

Florianópolis – Santa Catarina (Segunda-Feira, 23/03/2015, Gaudium Press) A Irmandade do Senhor Jesus dos Passos de Florianópolis, no Estado de Santa Catarina, promoveu entre os dias 21 e 22 de março a 249ª Procissão do Senhor Jesus dos Passos, considerada a mais tradicional manifestação religiosa do Estado e um símbolo da capital catarinense.

Desde 1766, no final de semana que antecede o Domingo de Ramos, as imagens do Senhor dos Passos e da Virgem das Dores ganham as ruas históricas de Florianópolis e anunciam que a Páscoa está próxima.

Os dois pontos fortes da festa que envolveram uma multidão de fiéis foram a procissão de translado e a do encontro das duas imagens. No dia 21, às 7h30, ocorreu a Santa Missa, seguida da procissão do Carregador.
À tarde, às 18h, foi realizada a Celebração Eucarística em honra do Senhor Jesus dos Passos. Logo depois, às 20h, aconteceu o translado da imagem do Senhor dos Passos e da imagem de Nossa Senhora das Dores da Capela Menino Deus para a Catedral Metropolitana.

No domingo, dia 22, às 9h30, foi rezada a Santa Missa, presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom Wilson Tadeu Jönck na Catedral de Florianópolis, com a participação da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos. Mais tarde, a partir das 16h, se deu a procissão do Encontro das imagens do Senhor Jesus dos Passos e de Nossa Senhora das Dores. Como encerramento da tradicional festa, hoje, dia 23, às 8h30, haverá uma Missa de Ação de Graças na Capela Menino Deus.

Mais informações com a Irmandade do Senhor Jesus dos Passos, pelo telefone (48) 3221-7500 ou ainda pelo e-mail [email protected].

História da Procissão

Do século XIV ao XVIII aproximadamente, em Portugal, a Procissão do Senhor Jesus dos Passos se realizava na Quinta-Feira Santa, mas acabou sendo antecipada para um dia anterior e oportuno, até se firmar nas quintas-feiras da semana anterior ao Domingo de Ramos. Particularmente, nos Açores, de onde se transferiu à Ilha de Santa Catarina, a Procissão ocorria, e ocorre ainda hoje, em várias capelas e freguesias das diversas ilhas, em dias diferentes da semana anterior à Semana Santa.

Em Florianópolis, antiga Desterro, a primeira Procissão aconteceu em 1766, em uma quinta-feira, dois anos após a chegada da imagem à Desterro e da fundação da confraria “Irmandade do Senhor Jesus dos Passos”, conforme referência assentada na 1ª prestação de contas dessa Irmandade, datada de 27 de setembro de 1767. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas