Florianópolis: 249ª Procissão do Senhor Jesus dos Passos
Florianópolis – Santa Catarina (Segunda-Feira, 23/03/2015, Gaudium Press) A Irmandade do Senhor Jesus dos Passos de Florianópolis, no Estado de Santa Catarina, promoveu entre os dias 21 e 22 de março a 249ª Procissão do Senhor Jesus dos Passos, considerada a mais tradicional manifestação religiosa do Estado e um símbolo da capital catarinense.
Desde 1766, no final de semana que antecede o Domingo de Ramos, as imagens do Senhor dos Passos e da Virgem das Dores ganham as ruas históricas de Florianópolis e anunciam que a Páscoa está próxima.
Os dois pontos fortes da festa que envolveram uma multidão de fiéis foram a procissão de translado e a do encontro das duas imagens. No dia 21, às 7h30, ocorreu a Santa Missa, seguida da procissão do Carregador.
À tarde, às 18h, foi realizada a Celebração Eucarística em honra do Senhor Jesus dos Passos. Logo depois, às 20h, aconteceu o translado da imagem do Senhor dos Passos e da imagem de Nossa Senhora das Dores da Capela Menino Deus para a Catedral Metropolitana.
No domingo, dia 22, às 9h30, foi rezada a Santa Missa, presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom Wilson Tadeu Jönck na Catedral de Florianópolis, com a participação da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos. Mais tarde, a partir das 16h, se deu a procissão do Encontro das imagens do Senhor Jesus dos Passos e de Nossa Senhora das Dores. Como encerramento da tradicional festa, hoje, dia 23, às 8h30, haverá uma Missa de Ação de Graças na Capela Menino Deus.
Mais informações com a Irmandade do Senhor Jesus dos Passos, pelo telefone (48) 3221-7500 ou ainda pelo e-mail [email protected].
História da Procissão
Do século XIV ao XVIII aproximadamente, em Portugal, a Procissão do Senhor Jesus dos Passos se realizava na Quinta-Feira Santa, mas acabou sendo antecipada para um dia anterior e oportuno, até se firmar nas quintas-feiras da semana anterior ao Domingo de Ramos. Particularmente, nos Açores, de onde se transferiu à Ilha de Santa Catarina, a Procissão ocorria, e ocorre ainda hoje, em várias capelas e freguesias das diversas ilhas, em dias diferentes da semana anterior à Semana Santa.
Em Florianópolis, antiga Desterro, a primeira Procissão aconteceu em 1766, em uma quinta-feira, dois anos após a chegada da imagem à Desterro e da fundação da confraria “Irmandade do Senhor Jesus dos Passos”, conforme referência assentada na 1ª prestação de contas dessa Irmandade, datada de 27 de setembro de 1767. (FB)
Deixe seu comentário