Arquidiocese de Passo Fundo lança “Ano do Cuidado com a Vida”
Passo Fundo – Rio Grande do Sul (Segunda-Feira, 23/03/2015, Gaudium Press) No último sábado, dia 21 de março, a Arquidiocese de Passo Fundo, no Estado do Rio Grande do Sul, lançou o Ano do Cuidado com a Vida. O encontro, que ocorreu no Santuário Nossa Senhora Aparecida, reuniu mais de 250 agentes, lideranças e integrantes dos Conselhos Pastorais Paroquiais da região. O tema em questão será prioridade nas ações pastorais da arquidiocese gaúcha.
A abertura do encontro aconteceu com a acolhida do Arcebispo de Passo Fundo, Dom Antônio Carlos Altieri, que aproveitou a oportunidade para reforçar a importância do olhar cuidadoso com a vida e apontou a infeliz desvalorização do ser humano em prol do dinheiro. Segundo ele, o homem está sendo tirado do centro por causa do capital e, por isso, está desrespeitando o projeto de Deus. O Prelado também destacou o compromisso dos participantes do encontro de serem multiplicadores da formação e do estudo dos temas.
De acordo com a assessoria de comunicação da Arquidiocese, a proposta de trabalho para o ano contempla o estudo de um tema a cada mês e, até julho, debaterá as questões da terra, água, sementes e agroecologia. Esses quatro importantes itens foram abordados em uma procissão que celebrou o cuidado com a vida.
Realizada dentro do próprio Santuário de Aparecida, a procissão contou com quatro paradas que fizeram com que os participantes refletissem e rezassem por cada um dos temas propostos a partir da Palavra de Deus e da análise da realidade. Houve também um momento para identificar ações práticas que poderão ser executadas nos locais de um presente no evento: bairros, comunidades, casas, entre outros.
Além disso, com o objetivo de dinamizar a vivência do Ano do Cuidado com a Vida nos 47 municípios da região, as paróquias puderam traçar suas próprias estratégias de ação, como por exemplo: resgate do cultivo de sementes crioulas; separação do lixo; limpeza de nascentes e rios; conscientização das comunidades; reutilização da água da chuva e debate sobre o tema nas reflexões e encontros.
Por fim, a atividade foi encerrada com a benção do Santíssimo Sacramento e envio dos Conselhos Pastorais Paroquiais, que receberam de Dom Altieri mudas de árvores como sinal do compromisso com a vida e com as ações deste ano em suas comunidades. (FB)
Deixe seu comentário