Gaudium news > Primeira etapa do processo de beatificação de sacerdote concluído em Joinville

Primeira etapa do processo de beatificação de sacerdote concluído em Joinville

Joinville – Santa Catarina (Segunda-feira, 23-03-2015, Gaudium Press) A primeira etapa do processo de beatificação do Padre Aloísio Sebastião Boeing, foi concluída no último dia 17 de março. Agora, toda a pesquisa levantada na Diocese de Joinville foi encaminhada a Roma para análise do representante da causa, o postulador Paolo Vilotta.Pe Aloisio - Oficial_1.jpg

O postulador explicou que nessa fase diocesana, o processo de pesquisa consiste na busca de fatos acontecidos em vida, bem como virtudes e fama de santidade.

Conforme Paolo, “o trabalho é divido entre o tribunal e pesquisa histórica”, uma vez que os representantes do tribunal, escolhidos pelo bispo diocesano, acabam se tornando os responsáveis por fazer entrevistas e resgatar testemunhos de pessoas que conheceram o candidato a beato.

A comissão histórica fica encarregada de fazer uma pesquisa de toda a documentação do religioso. “Eles resgatam a documentação dos pais até o último artigo publicado no jornal”, disse o postulador.

Na fase romana, os documentos recolhidos serão entregues a Congregação para as Causas dos Santos, em Roma, e posteriormente, é feito o pedido pelo postulador para a abertura do processo de beatificação e canonização.

O Padre Léo Heck, vice-postulador, afirmou ser preciso criar ainda o “Positio”, um resumo que apresenta todo o trabalho efetuado durante a primeira etapa.

“Tudo é feito conforme uma rigorosa metodologia e será levada em consideração no exame dos teólogos e, depois, dos cardeais e bispos”, disse.

A fase romana encerra-se com o reconhecimento da existência das virtudes heroicas do Padre Aloísio, que passaria a ser chamado de venerável.

Vilotta explicou que a próxima fase consiste na comprovação de um milagre do sacerdote, o que poderia levá-lo a ser beatificado. E quando isso acontecer, haverá a abertura de um novo processo. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas