Divulgada programação da participação do Papa na Semana Santa
Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 20-03-2015, Gaudium Press) – O programa das celebrações que o Papa Francisco vai presidir na Semana Santa foi divulgado hoje pelo Departamento das Cerimônias Litúrgicas do Sumo Pontífice.
As programações iniciam-se dia 29 de março, Domingo de Ramos, XXX Jornada Mundial da Juventude. O Santo Padre presidirá, às 9h30, hora local (4h30 de Brasília), a procissão e a bênção dos ramos, na Praça São Pedro, no Vaticano, da qual participarão os jovens, que estão seguindo a JMJ em nível diocesano.
Em seguida o Papa celebrará a Santa Missa da Paixão do Senhor.
Dia 2 de abril, Quinta-feira Santa, o Pontífice presidirá, às 9h30 (4h30 de Brasília), na Basílica Vaticana, à Santa Missa Crismal, da qual concelebrarão os Cardeais, Patriarcas, Arcebispos, Bispos e Presbíteros, diocesanos e religiosos, presentes em Roma.
Dia 3 de abril, Sexta-feira Santa, Celebração da Paixão do Senhor, o Santo Padre presidirá, às 17h00 (12h00 de Brasília), na Basílica de São Pedro, à Liturgia da Palavra, a Adoração da Cruz e o Rito da Comunhão.
À Noite, às 21h15 (16h15 de Brasília), presidirá, no Coliseu de Roma, a celebração da Via Sacra. No final da Via Sacra, o Papa dirigirá a sua palavra e concederá sua Bênção Apostólica aos fiéis presentes.
Dia 4 de abril, Sábado Santo, o Papa Francisco presidirá, às 20h30 (15h30de Brasília), na Basílica Vaticana, a solene Vigília Pascal da Ressurreição do Senhor, com a bênção do fogo novo, no átrio da Basílica; o canto do Exultet; aos ritos da Liturgia da Palavra, do Batismo e da Eucaristia, dos quais concelebrarão os Cardeais, os Bispos e os Presbíteros presentes em Roma.
Dia 5 de abril, Domingo de Páscoa, o Bispo de Roma presidirá, às 10h15 (5h15 de Brasília), no adro da Basílica Vaticana, haverá solene celebração Eucarística da Ressurreição do Senhor.
Após a Santa Missa, o Santo Padre subirá ao balcão central da Basílica de São Pedro de onde dirigirá aos milhares de fiéis presentes na Praça São Pedro suas felicitações de Santa Páscoa e concederá também a Bênção “Urbi e Orbi”, para a Cidade de Roma e para mundo. (JSG)
Deixe seu comentário