Gaudium news > Encontro de formação de assessores da IAM em Erechim

Encontro de formação de assessores da IAM em Erechim

Erechim – Rio Grande do Sul (Sexta-Feira, 20/03/2015, Gaudium Press) A Diocese de Erechim, no Rio Grande do Sul, promoverá no final de semana, dias 21 e 22 de março, o Encontro de Formação para Assessores da Infância e Adolescência Missionária (EFAIAM). Presente na região desde 1997, a Infância e Adolescência Missionária é uma obra evangelizadora que trabalha com crianças e adolescentes, a fim de suscitar o espírito missionário universal e o protagonismo na solidariedade e na evangelização.

A atividade, destinada a pessoas que gostem de trabalhar com crianças e adolescentes e que tenham tempo disponível, será realizada na Cúria Diocesana (formação) e no Seminário Nossa Senhora de Fátima (hospedagem e alimentação). Os organizadores contam com a participação de pelo menos duas pessoas por paróquia.

O encontro tem como objetivo geral proporcionar formação para os leigos, a fim de que cresça o espírito de discípulo missionário das lideranças na Igreja. Já os objetivos específicos são: oferecer aos assessores da IAM uma formação para assessores da EFAIAM; formar novas lideranças para que a obra seja iniciada em novas paróquias da diocese e despertar no povo e no clero diocesano um maior compromisso pela IAM, crescendo no espírito missionário e solidário da Igreja.

A assessoria do evento, que terá início amanhã, às 8h30, e terminará às 13h, do domingo, ficará por conta da equipe de coordenação diocesana da Infância e Adolescência Missionária. O material para o curso é enviado gratuitamente pela Pontifícia Obra Missionária e outros materiais necessários serão doados pela equipe de assessoria.

Segundo a secretária diocesana da IAM, Irmã Cristiane Bisolo, com este curso espera-se que os adultos se disponham a assumir a dinamização da obra para que mais crianças se apaixonem por Jesus Cristo, pois a IAM propõe às crianças de todas as dioceses do mun­do um programa baseado na ora­ção, no sacrifício e em gestos de solidariedade concreta, assim elas podem tornar-se evangelizadoras de outras crianças.

História da IAM no Brasil

Em 1978, por orientação da CNBB, a Sede Nacional das POM passou para Brasília, de forma a agilizar uma colaboração mais estreita com a antiga Linha 2, atual Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, da CNBB.

Em 1993, quando se comemoravam os 150 anos da Infância Missionária, em Cali (Colômbia), foi realizado o 1° Encontro Latino-Americano da Infância Missionária, que contou com participação de uma delegação brasileira: 20 adultos e seis crianças. Esta celebração jubilar foi o sopro do Espírito Santo que fez novamente arder no Brasil a chama da antiga Santa Infância, agora Infância e Adolescência Missionária.

Nesses últimos dez anos a obra tem se desenvolvido com grande vigor e intensidade: vão surgindo grupos, cada vez mais numerosos, nas comuni­dades, paróquias, colégios e escolas; a atualização da identidade e do carisma vem sendo aprofundada em encontros, congressos, trocas de experiência, escritos e debates; a organização vem melhorando, graças ao constante esforço de colaboração com as pastorais da Igreja, com a vivência de outros países, animada pela prioridade reconhecida às crianças e adolescentes na sociedade civil e também pelas organizações supranacionais. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas