Gaudium news > Fundado Mosteiro da Visitação na cidade catarinense de Maracajá

Fundado Mosteiro da Visitação na cidade catarinense de Maracajá

Criciúma – Santa Catarina (Sexta-Feira, 20/03/2015, Gaudium Press) A Diocese de Criciúma, em Santa Catarina, viveu ontem, dia 19 de março, a alegria de acolher mais uma comunidade religiosa em seu território pastoral. A Igreja Nossa Senhora da Conceição, no município de Maracajá, sediou a celebração da Santa Missa que marcou a fundação do Mosteiro da Visitação. O local irá abrigar cinco monjas da Ordem da Visitação de Santa Maria.

A cerimônia, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Jacinto Inacio Flach, e concelebrada por diversos padres da região, teve a participação das cinco religiosas que passam a morar na antiga casa que pertencia às Irmãs de Santa Catarina Virgem e Mártir. No momento da homilia, o Prelado lembrou que São José, em seu silêncio e simplicidade, servia Jesus, e é o que as monjas também farão. Para ele, a grande missão delas é a de serem mulheres de oração. “A presença e o exemplo de vocês manifestam a misericórdia de Deus pela humanidade”, acrescentou Dom Flach.

O pároco de Maracajá, Padre Lucas Bombazar, foi nomeado pelo Bispo como primeiro Capelão do Mosteiro. Sendo assim, o sacerdote terá que presidir todos os dias Celebrações Eucarísticas para as monjas. O relato sobre o surgimento da ideia de instalar o mosteiro na Região Sul do País foi feito pelo Padre Antônio Vander da Silva, pároco de Içara. Ele ainda apresentou à assembleia cada uma das religiosas.

No encerramento da festividade, ocorreu a procissão com o Santíssimo Sacramento até o Mosteiro, onde foi realizada a benção final e a entrega das chaves à superiora da casa, Irmã María Engracia Bravo.

Vale destacar que as monjas contemplativas têm uma vida intensa de oração, em regime de clausura. As religiosas já estão atendendo o povo da região, das 9h30 às 11h e das 15h às 16h30, pelo locutório: através de uma grade as religiosas não se separam, ao contrário, se aproximam e prestam apoio espiritual àqueles que buscam conforto em suas necessidades.

A Ordem da Visitação de Santa Maria, que tem como seu principal carisma a oração pelo povo de Deus, foi fundada por São Francisco de Sales e Santa Joana Francisca Fremiot de Chantal, no dia 6 de junho de 1610, na cidade de Annecy, na França. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas