Catedral de Granada, Espanha, acolheu pela primeira vez uma Via Sacra viva
Granada – Espanha (Sexta-feira, 20-03-2015, Gaudium Press) Com o propósito de favorecer a oração e o encontro pessoal com Cristo, a Catedral de Granada na Espanha acolheu pela primeira vez uma Via Sacra vivente na qual participou uma centena de pessoas do povo de Atarfe.
O ato vivente, teve lugar na tarde do último domingo, 15 de março, começando no interior da catedral onde se representou a Primeira Estação. Na ocasião Dom Javier Martínez, Arcebispo de Granada, convidou aos fiéis a viver profundamente a Via Sacra recordando que não se trata de uma representação teatral mas uma ocasião para orar e viver um verdadeiro encontro com Jesus Cristo.
No total foram 15 as estações que ocorreram pelas ruas do centro de Granada -ao redor do templo catedralício- que chamaram a atenção dos fiéis e transeuntes. Cada uma delas contou com a participação de crianças, jovens, adultos e pessoas maiores que chegaram vestidos com trajes ad época representado aos romanos, hebreu, os sumos sacerdotes, os discípulos e, obviamente, Nosso Senhor Jesus Cristo e a Virgem Maria.
Cada estação iniciou com uma leitura para favorecer a reflexão enquanto se representavam os momentos da Paixão e Morte de Jesus, e culminando com a oração do Pai nosso. Entre os momentos, um dos mais significativos foi a estação do “Calvário” que ocorreu na escadaria de Pasiegas e onde foi representado o levantamento da Cruz para recordar a morte de Cristo. Significativo também foi o abraço da Virgem Maria a seu Filho morto e o Santo Enterro com o qual culminou a Santa Via Sacra.
Tal como referiu a Arquidiocese de Granada em uma nota à imprensa, a Via Sacra Viva é uma resposta ao convite feito pelo Papa Francisco de sair às periferias, nesta ocasião, oferecendo uma aproximação aos crentes e não crentes da Paixão e Morte de Jesus.
Esta iniciativa já havia se realizado anos atrás em vários dos povos da região histórica andaluza da Alpujarra. No ano passado teve lugar no povo de Atarfe, e este ano se quis trazer a experiência à Catedral de Granada. De acordo com o Padre Eduardo García, sacerdote de Atarfe e que faz parte da comissão organizadora, a Via Sacra viva é uma oportunidade para “encontrar-se com o Senhor”, e uma ocasião para ver “em cada gesto, em cada palavra, o amor de Deus por cada um de nós”.
Esta Via Sacra Viva também se representará o Domingo de Ramos em Atarfe e em Cogollos Vega na Sexta-feira Santa.
A XIII Semana Diocesana da Família
Outro evento de importância para a Arquidiocese de Granada também foi celebrado no domingo passado com o encerramento da XIII Semana Diocesana da Família, que ocorreu no marco de uma Santa Missa na Igreja Catedral presidido por Dom Martínez. Durante a homilia o prelado chamou aos fiéis a olhar na Eucaristia uma escola e modelo de amor para o matrimônio e a família.
Antes da Missa de encerramento, no sábado, 14, também ocorreu uma peregrinação ao Sacromonte para aproximar as famílias “às origens de nossa Fé”, evento que foi organizado pela Pastoral Familiar de Granada. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário